FacebookRSS feed

Agrotec

Copa-Cogeca destaca principais medidas para que agricultura familiar seja viável

O Copa-Cogeca destacou as principais medidas necessárias para garantir que a agricultura familiar seja viável, em declarações numa Conferência organizada pela Comissão Europeia sobre o futuro da agricultura familiar.

O Copa-Cogeca destacou a contribuição vital da mesma para o crescimento do emprego nas zonas rurais da União Europeia e delineou medidas necessárias de forma a garantir que tenham um futuro praticável.

O presidente da Cogeca, organização da qual a Confagri faz parte, sublinhou a importância das cooperativas agrícolas no apoio aos agricultores familiares para gerir melhor a extrema volatilidade do mercado e também obterem melhores preços para os seus produtos. Christian Pées referiu ainda que «é importante para incentivar e colocar em prática as condições adequadas é necessário criar organizações de produtores».

Por seu lado, Lorenzo Ramos, presidente da UPA, insistiu que a agricultura familiar é responsável por uma grande parte das 25 milhões de pessoas empregadas no sector agrícola e um factor-chave para o crescimento do emprego nas áreas rurais da União Europeia, no entanto, defende que se deve «garantir qualidade de vida comparável a outros sectores, incentivar a competitividade, intensificar o investimento, a investigação e a inovação», sublinhando ainda a importância de haver formação suficiente e o acesso a novas tecnologias e outras infra-estruturas, em linha com o resto da sociedade.

Da Letónia, Maira Dzelzkaleja, destacou a importância da inovação e identificou os principais problemas que limitam esta matéria, como a falta de acesso aos resultados da investigação e do conhecimento, considerando que deve haver uma forte ligação entre a ciência e o sector agrícola para garantir que esta informação seja transferida a nível de cada exploração.

Por último, a presidente da organização agricola sueca LRF, salientou que tanto as mulheres como os homens são activos na agricultura familiar, destacando que a contribuição insubstituível da mulher na agricultura familiar deve ser reconhecida no mundo inteiro.

Fonte: Copa-Cogeca (via Confagri)