FacebookRSS feed

Agrotec

Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos celebra 70 anos como guardiã do património oleícola nacional

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos celebra, em 2024, 70 anos de história. Fundada em 1954 por um grupo de agricultores para transformar azeite das suas produções de azeitona, depressa expandiu a sua atividade e é, hoje, a maior cooperativa de produção de azeite em Portugal.

Com 1300 sócios olivicultores e 50 trabalhadores, produz em média, 6 mil toneladas de azeite por ano destinadas, sobretudo, ao mercado nacional. Cerca de 65% dos 22 mil hectares de olival são tradicionais, situados nas regiões de Moura e Barrancos, palco de excelência para a produção de azeite.

Aos 70 anos, a Cooperativa de Moura assume-se como guardiã do património oleícola nacional, produzindo Azeite de Moura DOP, o primeiro com Denominação de Origem Protegida em Portugal. O azeite da Cooperativa é produzido em exclusivo com as azeitonas dos sócios e a qualidade da produção é reconhecida nacional e internacionalmente, com distinções em concursos prestigiados como o Mario Solinas ou o NYIOOC World Oil Competition.

“A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos celebra 70 anos de história e ao longo de 2024 contaremos com várias iniciativas para comunicar esta efeméride. Orgulhamo-nos de ser uma referência da região de Moura, contribuindo para o seu desenvolvimento económico e social e oferecemos aos portugueses azeite de elevada qualidade, com recurso aos meios técnicos mais avançados, preservando o património ambiental, cultural e paisagístico”, afirma José Duarte, presidente do Conselho de Administração.

No plano estratégico da Cooperativa está o aumento da capacidade de laboração do lagar, dando resposta à dinâmica do setor e às necessidades dos seus sócios. Protegendo as características da região onde opera, a Cooperativa privilegia as produções mediterrânicas, a qualidade e a valorização da sua origem e genuinidade.