FacebookRSS feed

Agrotec

Congresso Mundial do Azeite (OOWC) lança programa científico

O Congresso Mundial do Azeite (OOWC), que terá lugar de 26 a 28 de junho no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) em Madrid, lançou o seu programa provisório centrado na análise de novos desenvolvimentos e inovações na cadeia de valor do olival e do azeite. Saiba mais sobre o programa do congresso visitando este link

Para esta primeira edição, o programa do OOWC foi dividido em oito blocos temáticos que cobrem todas e cada uma das questões que preocupam e ocupam o sector a nível internacional, com especialistas de renome de mais de 20 países.

As inscrições para o congresso, em qualquer das suas modalidades, podem ser efetuadas através do seguinte link.

Quanto às apresentações e oradores, Jaime Lillo, diretor executivo do Conselho Oleícola Internacional (COI), será responsável pela abertura do COJO com a conferência plenária: "Situação atual, desafios e perspectivas do setor oleícola mundial". 

De seguida, os blocos a desenvolver serão "O azeite face às alterações climáticas", "Genética e produção vegetal" e os "Desafios nos processos de fabrico: Transformação digital e valorização de subprodutos". 

Para o efeito, contaremos com personalidades nacionais e internacionais, tais como: Juan Antonio Polo, responsável pela Tecnologia do Azeite e Ambiente do COI; Georgios Koubouris, investigador do Instituto do Azeite da Grécia; Roberto García, investigador da Universidade de Jaén; Emilio J. González, investigador da Universidade de Córdoba; ou Kostas Chartzoulakis, investigador do Instituto do Azeite da Grécia.  

A conferência de 27 de junho começará com o bloco "Qualidade e segurança dos produtos", seguido de "Propriedades sensoriais" e terminará com o tema "Comunicação e marketing". Entre os temas a abordar estarão "Normas do COI: Critérios de qualidade e pureza", "O papel dos polifenóis do azeite virgem nas suas propriedades sensoriais (Oleum)" ou "O azeite e o turismo: Diversificação empresarial da indústria do azeite - Criação de valor acrescentado através da diferenciação e valorização", entre outros.

Investigadores da envergadura: Mercedes Fernández, chefe da Unidade de Normalização e Investigação do COI; Wenceslao Moreda, chefe do Painel do Conselho Oleícola Internacional e membro do comité de peritos do COI e investigador do CSIC; Tullia Gallina Toschi, investigadora da Universidade de Bolonha; e Imene Trabelsi, chefe do Departamento de Promoção do Conselho Oleícola Internacional não podiam faltar a este evento. 

Por último, a sexta-feira, 28 de junho, será dedicada aos blocos "Comércio e consumo" e "Azeite, saúde e gastronomia". Durante o dia serão debatidos os temas "Análise da estratégia do consumidor no desenvolvimento empresarial", "Consumo de azeite no mundo", "Perspectivas do sector olivícola nos países do Sul e do Leste do Mediterrâneo", "Nutriscore e plano de ação do COI" ou "Azeite e saúde, um binómio inseparável", entre outros temas.

Manuel Parras, professor da Universidade de Jaén e presidente da Identificação Geográfica Protegida (IGP) Aceites de Jaén; David Valmorbida, presidente da Associação Australiana do Azeite (AOOA); Di Yang, especialista em óleos vegetais da Divisão de Mercados e Comércio da FAO; Ayça Akça Uçkun, investigadora do Instituto de Investigação do Azeite de Tuzmir; Yousra Antit, chefe do Departamento de Química do Azeite do COI; Antonio Escribano, professor de Nutrição Desportiva na Universidade Católica de Múrcia (UCAM); Francesco Visioli, professor na Universidade de Pádua; e Ramón Estruch, da Universidade de Barcelona, entre outros, partilharão os seus conhecimentos e experiência nos respectivos domínios de especialização.

Sob o lema "Prove-o, desfrute-o, é azeite", o COJO conta com a colaboração do AgroBank, CIA - Agricoltori Italiani, FOI, MSC, John Deere e da Junta de Andaluzia, através da sua marca "Gusto del Sur", como patrocinadores Platinum; Grupo Interóleo, Yara International, GEA, Todolivo e Balam Agriculture como patrocinadores Gold; Agrocolor como patrocinador Merchandising; a empresa Kubota e SGS como patrocinadores Silver. Agrotec, Voz do Campo, Puglia Live, Grupo Joly e Oleo são os Media Partners do OOWC.

Programa Completo