FacebookRSS feed

Agrotec

Aquila Clean Energy e Universidade de Évora vão estudar as melhores espécies para cultivar na Central Solar do Cercal

A Aquila Clean Energy EMEA, plataforma de energias renováveis da Aquila Capital na Europa, assinou ontem uma parceria com a Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UE) para o desenvolvimento de um projeto-piloto de agrivoltaico na Central Solar Fotovoltaica do Cercal, em Santiago do Cacém, com o objetivo de identificar as melhores práticas agrícolas e espécies a cultivar na área de implantação da central, entre os painéis solares, mas também nas áreas envolventes não utilizadas.

Esta é uma das soluções encontradas para responder a uma das principais preocupações sentidas localmente, que questionava a viabilidade da produção agrícola nas terras onde serão instalados os módulos solares.

Através da exploração do conceito agrivoltaico (a coexistência de painéis solares e culturas agrícolas no mesmo local), a CER-UE vai identificar, através de um estudo científico, as espécies mais habilitadas para cultivo agrícola no terreno, tendo em conta o tipo de solos e respetiva exposição solar, procedendo também à análise da interface entre a produção solar e agrícola, identificando sinergias entre ambas as atividades.

O objetivo desta parceria é garantir uma coexistência harmoniosa entre a produção de energia e práticas agrícolas, aliadas à preservação da biodiversidade local e proteção de espécies com interesse de conservação.

Numa primeira fase, serão estudadas estratégias de compatibilização da Central Solar Fotovoltaica do Cercal com as atividades agrícolas e de conservação, evoluindo, posteriormente, para a definição de projetos-piloto para ensaiar as estratégias de compatibilização identificadas. O projeto culminará na produção de conhecimento através de publicações científicas.

Este compromisso vai permitir complementar o conhecimento do local com uma componente académica e científica independente, aprofundando a caraterização já efetuada da área onde vai ser instalada a central, que terá uma capacidade instalada de 275 MW e que, quando entrar em funcionamento, permitirá fornecer energia a 141 mil casas.

Esta iniciativa integra o plano de sustentabilidade da Aquila Clean Energy em Portugal, que contempla um conjunto de ações com vista a maximizar as externalidades positivas dos seus projetos no território, tanto para a comunidade como para a biodiversidade e para o ambiente, como, por exemplo, a parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para o estudo da biodiversidade e o plano de monitorização da temperatura na área da Central Solar Fotovoltaica do Cercal.

Para Manuel Silva, Head of Development & Construction da Aquila Clean Energy em Portugal, “esta parceria com a Universidade de Évora traduz a preocupação da Aquila Clean Energy com a sustentabilidade e com as comunidades locais. Queremos assegurar que a construção da central fotovoltaica do Cercal, essencial para atingir as metas que garantam uma transição energética efetiva em Portugal, permitirá a manutenção de práticas agrícolas e de pastoreio, o que responde a uma das principais preocupações suscitadas localmente. Deste modo, a Aquila Clean Energy cumpre o seu desígnio de investir de forma sustentável, com respeito pela biodiversidade local, pelo ambiente e pela comunidade local, tendo em vista a criação de uma estratégia de valor partilhado.”.

Para Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, “a experiência e o conhecimento técnico-científico dos investigadores da Cátedra de Energias Renováveis serão absolutamente determinantes para o sucesso deste ambicioso projeto-piloto que assenta na coexistência de painéis solares e culturas agrícolas num mesmo local. De facto, as questões associadas à sustentabilidade, biodiversidade e transição energética têm sido uma aposta desta Universidade, com resultados efetivos ao nível da investigação e refletidos nos vários ciclos de estudos, desde a licenciatura aos programas de doutoramento, transversais a diversas áreas do conhecimento”.