FacebookRSS feed

Agrotec

"A circularidade no setor do azeite, uma grande oportunidade para se diferenciar nos mercados"

O Congresso Mundial do Azeite (OOWC), que terá lugar de 26 a 28 de junho na sede do CSIC em Madrid, organizou a conferência intitulada "Olivais sustentáveis: a rota circular do azeite" para mostrar como o setor está a realizar numerosas inovações em favor de processos de produção sustentáveis.

O evento foi acolhido por Margarita Cobos, secretária-geral da Agência de Gestão da Agricultura e Pescas da Andaluzia.

Cobos destacou que "a nossa região tem mais de 180 milhões de oliveiras, sendo Jaén o coração do olival e de onde surgem os maiores êxitos nesta cultura. A partir da Junta de Andaluzia, com o objetivo de continuar a liderar a produção de olival e de azeite, lançámos a "Estratégia do Primeiro Olival", uma iniciativa em que participaram todos os agentes do sector e que esperamos que nos ajude a continuar com esta liderança".

Seguiu-se uma mesa redonda moderada por José Manuel Serrano, diretor do Diario de Jaén, com a participação de especialistas de renome no sector do olival e do azeite, bem como em marketing e estudos de mercado, como Manuel Parras, professor da Universidade de Jaén; Juan Antonio Polo, chefe do Departamento de Tecnologia e Ambiente do COI; e Esteban Momblán, diretor-geral da InterOleo.

Parras afirmou que "é impossível compreender a sustentabilidade sem as suas três abordagens: social, ambiental e económica. A sustentabilidade no sector do azeite significa uma enorme oportunidade de diferenciação nos mercados, especialmente para aqueles tipos de olivais que têm mais dificuldades em termos de competitividade de preços, que têm de procurar elementos ligados à tripla sustentabilidade. Por vezes, o setor está muito concentrado em trabalhar nos processos de produção e não tanto nos comerciais, e isto acontece porque este sector não está tão orientado para o mercado".

Polo sublinhou que "quanto melhor protegermos o ambiente em que produzimos os alimentos, mais saudáveis serão tanto para o ambiente como para as pessoas que os consomem. Além disso, temos a sorte de estarmos num sector em que tudo pode ser reutilizado.

Por último, Momblán recordou que "a FAO prevê que em 2050 haverá 9 mil milhões de pessoas e isso afectará também o setor do azeite, no qual temos de ser muito mais eficientes na utilização dos nossos recursos".

Sob o lema "Prove-o, desfrute-o, é azeite", o COJO conta com a colaboração do AgroBank, CIA - Agricoltori Italiani, FOOI, MSC, John Deere e da Junta de Andaluzia, através da sua marca "Gusto del Sur", como patrocinadores Platinum; Grupo Interóleo, Yara International, GEA, AGQ Labs, Todolivo e Balam Agriculture como patrocinadores Gold; a empresa Kubota e SGS como patrocinadores Silver; Certicalidad e Agrocolor como outros patrocinadores. Agrotec, Voz do Campo, Puglia Live, Grupo Joly e Oleo são os Media Partners do OOWC.

Ao patrocinar o congresso, poderá manter um contacto direto com os profissionais mais importantes, para além de ter uma grande visibilidade durante o evento mais importante do setor do azeite. Qualquer pessoa interessada em fazer parte deste projeto pode obter informações através do Secretariado Técnico da OOWC, ligando para +34 917217929 ou enviando um e-mail para info@oliveoilwc.com