FacebookRSS feed

Agrotec

Workshop: Rotação de Culturas no Alqueva

Barragem_AlquevaA apresentação final de resultados do projeto ROTALQ realiza-se no dia 17 de dezembro, no auditório da EDIA, em Beja, num workshop com início marcado para as 09.15 horas.

O projeto ROTALQ desenvolveu-se com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica, económica e ambiental da rotação entre culturas de regadio na zona de Alqueva – milho, cevada dística e girassol, de modo a poder definir-se um itinerário técnico que permita aos agricultores da região optarem pelas culturas que melhor cumpram os objetivos propostos.

A opção da implementação deste projeto na zona de Alqueva, prende-se com o facto de esta região ter assistido ao longo dos últimos anos a uma transição do seu modelo cultural, de agricultura de sequeiro para agricultura de regadio, sendo fundamental dotar os agricultores da região de ferramentas de conhecimento que lhes permita optar pelas soluções técnicas, económicas e ambientais que melhor assegurem o futuro da sua atividade agrícola.

O projeto ROTALQ resulta de uma parceria entre o INIAV, a ANPOC, a Escola Superior Agrária de Beja (IP Beja), o COTR, a ANPROMIS e duas sociedades agrícolas com grande representatividade na região de Alqueva – Agro-Vale Longo e Sociedade Agrícola Saramago Brito, com o apoio da ação da Cooperação para a Inovação do PRODER.

Após o workshop, a EDIA assinará com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, um protocolo de cooperação e intercâmbio com o objetivo de desenvolver ações de colaboração nos domínios de atividade a que se dedicam.

Ver o Programa aqui: Programa_ROTALQ