FacebookRSS feed

Agrotec

Workshop: “PDR 2020 e a Promoção das Energias Solares”

Workshop PDR 2020 GlobalXXI-Donauer LogoIrá realizar-se no próximo dia 22 de janeiro na Venda do Pinheiro (Conselho de Mafra) e no dia 5 de fevereiro em Felgueiras, o workshop “PDR 2020 e a Promoção das Energias Solares”.

A iniciativa contará com a participação da Global XXI, consultora com uma experiência de 15 anos no desenvolvimento de projectos de investimentos de PME`s. É pretendido dotar os participantes de conhecimentos base sobre as regras, os mecanismos e fatores determinantes na atribuição dos fundos. Todos os participantes do workshop podem usufruir posteriormente de um pré-diagnóstico gratuito do seu projecto individual.

A participação no workshop é gratuita. O número de lugares é limitado e as inscrições serão aceites por ordem de chegada. Para mais informações contacte o telefone 219663470 ou o e-mail info@donauer.pt

PDR 2020 apoia a instalação de painéis solares

O Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020 é um fundo que procura incentivar o crescimento e desenvolvimento da agro-indústria. Tem com principais objetivos o aumento da competitividade, a sustentabilidade do espaço rural, bem como a dinamização do mesmo, e a inovação, e desenvolvimento de conhecimento e competências profissionais. Neste âmbito o PDR 2020 possibilita por exemplo a instalação de um sistema solar, apostando no futuro sustentável e redução de custos, uma vez que a energia solar é uma fonte renovável e independente dos aumentos dos preços de energia.

Integração da energia solar reduz custos na produção

Muitos agricultores já beneficiam das vantagens da energia solar fotovoltaica na implementação de bombas de água: estas bombas solares trabalham sem supervisão, necessitam de pouca manutenção, são fáceis de instalar e têm uma longa duração. O acoplamento directo entre o gerador fotovoltaico e a bomba faz com que baterias sejam desnecessárias, desta forma reduzindo consideravelmente os custos do investimento e de manutenção.

Uma outra forma interessante de aproveitar o recurso do Sol é a energia solar térmica: Os sistemas solares térmicos permitem a geração de água quente para diversas aplicações e utilizações domésticas e industriais. Um exemplo prático de aproveitamento de fundos anteriores que a Donauer, especialista em energia solar, revela, é uma fábrica de rações no Norte de Portugal que processa cereal para animais. O processo de fermentação é executado em grandes tinas aquecidas, em banho-maria, por água com temperaturas entre os 40ºC a 60ºC. Neste caso concreto, as caldeiras de vapor antigas são apoiadas por um sistema solar com maior eficiência que permite uma elevada poupança de energia. As diferentes temperaturas do processo são facilmente controladas pelo regulador solar. Foi calculado um payback de 2 anos, aumentando assim a competitividade da empresa.

Exemplos de aplicações de energia solar na agro-indústria:

  • Autoconsumo solar fotovoltaico
  • Electrificação solar de instalações agrícolas
  • Sistemas de bombagem solar para irrigação de plantações
  • Sistemas de bombagem solar para abastecimento de bebedouros e tanques
  • Fornecimento de energia para vedações eléctricas e iluminação exterior
  • Alimentação remota de energia para sistemas de comunicação, alarme e videovigilância
  • Energia solar térmica para geração de calor até 100ºC
  • Água quente solar para lavagens