FacebookRSS feed

Agrotec

“Workshop – Maximização dos Serviços do ecossistema Vinha”

Universidade de Trás os Montes (UTAD) 13 e 14 de Novembro de 2013

Este evento tem por objectivo fazer uma abordagem multidisciplinar da problemática da maximização dos serviços do ecossistema vinha, tendo por base a experiência em curso no âmbito do projecto “EcoVitis: maximização dos serviços do ecossistema vinha na Região Demarcada do Douro”.

Para além das comunicações de produtores, técnicos e investigadores envolvidos na concretização do projecto, serão ainda apresentadas duas comunicações sobre estratégias inovadoras de protecção contra a flavescência dourada da vinha (FD), pela sua importância na óptica do tema em debate. A intervenção do Dr. Piero Bianco da Universidade de Milão versará sobre o papel da comunidade microbiana na contenção da FD. O Dr. Andrea Lucchi, da Universidade de Pisa, apresentará a sua experiência sobre a utilização de um substrato emissor de vibrações sonoras na confusão sexual contra a cigarrinha vectora da FD, Scaphoideus titanus.

Do programa consta também uma visita à Quinta das Carvalhas, uma das Quintas mais emblemáticas do Douro, para observação de elementos da biodiversidade promotores de serviços ecossistémicos.

A participação é gratuita mediante inscrição até dia 8 de Novembro, através do endereço: ecovitis@utad.pt.

Aquando da inscrição os interessados deverão mencionar os dados pessoais (nome, profissão e entidade – caso se justifique – contacto telefónico e de correio electrónico), indicar se pretendem participar na saída de campo de dia 14 (para garantir lugar na viatura que sai da UTAD) e almoço (dia 13 no restaurante panorâmico da UTAD, 10 Euros; dia 14 no Pinhão, 12 Euros).

Os participantes terão direito a coffee break, certificados de participação e guias de campo na visita à Quinta das Carvalhas.

Programa: POSTER_workshop