Vinte e cinco toneladas de cebola à venda em Vila Pouca de Aguiar

CEBOLAO centro de Vila Pouca de Aguiar transforma-se a 25 de Setembro numa “mega feira”, onde estarão à venda 25 toneladas de cebolas, produzidas por 40 agricultores, anunciou a autarquia.

A “Feira das Cebolas”, organizada pela autarquia local, tem como objectivo «recuperar a tradição» das populações do concelho, que semanalmente se encontravam no centro da vila e ali realizavam negócios.

A Vila Pouca de Aguiar chegam cerca de 40 produtores regionais, alguns dos quais que já comparecem no certame há meio século, provenientes de vários pontos do concelho e da região transmontana.

O certame, que decorre no centro da vila, pretende beneficiar todo o comércio existente e escoar cerca de 25 toneladas deste produto. O concurso da cebola é outro dos momentos altos desta feira com exemplares que podem ultrapassar os dois quilos.

Depois há ainda um concurso pecuário, uma desfolhada à moda antiga, chegas de bois e de carneiros e animação musical. Antes, no dia 22, realiza-se uma corrida de burros e outra corrida de cavalos, no Complexo Desportivo.

Fonte: Lusa (via Confagri)