FacebookRSS feed

Agrotec

Vinhos da Herdade das Servas trazem (quatro medalhas de) ouro para o Alentejo

Herdade das Servas CS tinto (300 dpis) BRNo espaço de quinze dias, foram quatro as medalhas de ouro que os vinhos da Herdade das Servas | Serrano Mira – Sociedade Vinícola, S.A. (produtor de Estremoz) trouxeram para o Alentejo. Os néctares contemplados foram os recentemente lançados ‘Herdade das Servas Vinhas Velhas tinto 2009’ e ‘Herdade das Servas Colheita Seleccionada tinto 2010’.

Do Canadá veio uma medalha de ouro para o ‘Herdade das Servas Colheita Seleccionada tinto 2010’, atribuída na competição internacional ‘Sélections Mondiales de Vins 2013’ (20.ª edição). Este vinho foi também distinguido com ouro no ‘Concurso Vinhos de Portugal 2013’.

O ‘Herdade das Servas Vinhas Velhas tinto 2009’ não viajou para o concurso do Canadá – uma vez que é um vinho com uma produção bastante reduzida e que, por isso, não estará neste mercado – mas foi testado e atestado, a nível internacional, em França, donde veio com uma medalha de ouro, ou melhor, o troféu ‘Citadelles D’Or’, atribuído na 13.ª edição do concurso mundial ‘Les Citadelles du Vin’. No nosso país arrecadou a medalha de ouro no ‘Concurso Vinhos de Portugal 2013’ (antigo ‘Concurso Nacional de Vinhos’).

São ambos vinhos de terroir que integram o patamar de “topos de gama” da Herdade das Servas, sendo o ‘Vinhas Velhas’ o ex-libris da empresa. Esta colheita, 2009, é apenas a segunda lançada no mercado (a primeira foi 2005), devido à procura da excelência exigida para a produção desta referência.

O ‘Herdade das Servas Vinhas Velhas tinto 2009’ (Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Aragonez) é um vinho de cor violeta escuro, aroma a frutos pretos bem maduros, sugerindo compotas integradas com algumas especiarias e envolvendo notas florais. No paladar apresenta um sabor intenso, complexo e aveludado, com taninos redondos e robustos que lhe garantem uma boa longevidade: evolução positiva durante 13 a 15 anos, se conservado em local fresco, escuro e a garrafa deitada. O ‘Herdade das Servas Colheita Seleccionada tinto 2010’ (Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah e Trincadeira) apresenta-se com uma cor rubi escura, aromas profundos com nuances de frutos muito maduros. Um néctar complexo, num conjunto bem estruturado de final agradável e persistente, que prevê uma evolução positiva durante cinco a sete anos, se conservado em local fresco e escuro e garrafa deitada.