FacebookRSS feed

Agrotec

VineRobot, projeto europeu para um veículo terrestre com sensores que dão informação do estado da vinha

project-imageUm grupo de investigadores (Televitis) da Universidade de Rioja coordena o projeto VineRobot, em que participam outras duas Universidades e cinco empresas europeias, e que pretendem desenhar um veículo terrestre dotado com sensores não invasivos capazes de obter e transmitir informação sobre o estado da vinha.

O projeto VineRobot está financiado com mais de 2M€ pelo convénio ICT-Robotics do VII Programa Marco da União Europeia e está sobre a coordenação de Javier Tardáguila, professor de Viticultura da UR.

O objetivo do VineRobot é o desenho e desenvolvimento de um robot de apoio aos trabalhos vitícolas, equipado com sensores não invasivos avançados. Trata-se de um veículo terrestre não-tripulado, equipado com tecnologias avançadas, capaz de oter e transmitir informação de forma não destrutiva, rápida e fiável ao viticultor sobre o estado da vinha, do desenvolvimento vegetativo, do estaado hídrico, e da produção e composição da uva.

Este projeto será lançado dia 17 e 18 de Fevereiro na Universidade de Rioja e contará também com o Grupo de Robótica da Universidade Politécnica de Valência e o Grupo de Viticultura da Universidade Hochschule Geisenheim, da Alemanha.

Para além destas três universidades, fazem parte do consórcio as empresas francesas FORCE-A, dedicada à produção de sensores não invasivos, a Wall-YE, que desenvolveu um dos primeiros robots na agricultura, Les Vignerons de Buzet, uma adega cooperativa de Bordéus, a Sivis, uma empresa italiana pioneira em sistemas de vigilância e reconhecimento e a Avanzare, espanhola, dedicada aos nanomateriais e sensores avançados.

Este projeto de I&D desenvolve-se no âmbito da viticultura de precisão e constitui um repto tecnológico, já que implica um grande avanço na robótica em viticultura e na aplicação de sensores não invasivos de deteção avançada (proximal sensing), permitindo obter informação relevante e rápida do estado da vinha e poder ajudar assim o viticultor na tomada de decisão na gestão da sua vinha.

Saiba mais sobre este projeto aqui.