FacebookRSS feed

Agrotec

Vaga de incêndios está a mobilizar 5500 operacionais por dia

A vaga de fogos que há 15 dias regista mais de 200 ocorrências diárias emprega em média cerca de 5500 operacionais por dia, mas o dispositivo de combate “está a responder ao exigido” e será reforçado.

A garantia foi dada ao JN pelo comandante nacional de operações de socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), José Moura, anunciando para esta semana mais dois aviões anfíbios, acrescendo aos dois bombardeiros cedidos por Espanha e dois pela França.

Os aparelhos franceses continuaram a atuar este domingo na serra do Caramulo, onde um incêndio lavrava pelo quinto dia consecutivo, dia em que a situação de risco de incêndio se agravou no país e as condições meteorológicas dificultaram o combate.

Às 23 horas de domingo, a ANPC registava 352 ocorrências e 25 fogos a decorrer em espaços florestais (as registadas em áreas agrícolas também mobilizam meios, mas não entram nestas estatísticas), confirmando o agravamento desde o dia 9, quando se registaram 196, empregando 3578 operacionais.

Autor: Alfredo Maia

Fonte: JN, leia na íntegra aqui.