Uso de extrato de frutos de crambe

Por: Jeisa Caroline Baseggio/Ana Paula Mourão Simonetti/Caroline Beal Montiel
Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.
Avenida das Torres, 500, Loteamento FAG, Cascavel
Paraná, Brasil
Resumo
Neste estudo avaliou-se o potencial alelopático de extratos de frutos de crambe no controlo infestante de azevém anual, na região de Cascavel, Sul do Brasil. O ensaio foi realizado em estufa agrícola, com delineamento experimental completamente casualizado, em fatorial e 3 repetições.
O extrato de crambe foi aplicado em duas épocas (0 e 15 dias) e, em 4 níveis de concentração (0, 2, 4 e 6%) em cada época de aplicação. Avaliou-se, o afilhamento do azevém, altura das plantas, massa fresca e massa seca, tamanho das panículas e número de sementes.
Os resultados obtidos mostraram que as diferentes concentrações de extrato de crambe não influenciaram a fase vegetativa do azevém.
Todavia, o extrato de crambe à concentração de 4% e a aplicação aos 15 dias aumentou o tamanho das panículas e o número de sementes de azevém, comparativamente à aplicação de crambe em outras concentrações e na mesma época de aplicação.
Nota: Este artigo foi publicado na edição n.º 20 da Revista Agrotec. Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa. Contacte-nos através dos seguintes endereços:
Telefone 225899620
E-mail: marketing@agrotec.pt