FacebookRSS feed

Agrotec

Rotações culturais no Alqueva é o tema da AGROTEC n.º 20

A AGROTEC nº 20 tem como destaque principal as rotações culturais no Alqueva, e em que damos a conhecer a implementação do perímetro de um rega de Alqueva.

AGROTEC

A intensificação agrícola no Alentejo é já uma realidade, impondo aos agricultores o desafio de produzir mais e com maior eficiência, garantindo a sustentabilidade dos sistemas de cultivo. É isso mesmo que lhe damos a conhecer num artigo sobre o tema.

A Agricultura conta atualmente com cada vez mais soluções técnicas e comerciais inovadoras que permitem melhorar a eficiência energética das explorações e, consequentemente, obter uma redução de custos, entre eles, o da fatura da eletricidade. Nesta edição mostramos o caminho renovável que se vai trilhando no mundo agrícola e como as renováveis estão a revolucionar o setor  da agricultura.

Fundada em 1992, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima (EPAPL), tem na Agricultura, Turismo e Restauração as âncoras da sua génese. Entrevista com Joaquim Cerqueira, Diretor da EPAPL, sobre o percurso daquele estabelecimento. Nesta conversa o responsável analisa ainda as metas traçadas pela Escola para o futuro, sempre interligadas com o desenvolvimento económico e social da região.

A Fruit Attraction, que decorre entre 5 e 7 de outubro, em Madrid, Espanha, é já um evento incontornável no negócio agroalimentar. Raul Calleja, Diretor da Feira, adiantou à AGROTEC as novidades para a edição de 2016, assegurando que o certame continuará a crescer.

Da laranja à lima, os citrinos integram uma variedade numerosa em todo o mundo. Portugal não é exceção, com o Algarve, principal região produtora, a assumir um lugar de destaque. Uma combinação de elementos, como o solo e o clima, que permite produzir produtos com características únicas. Fomos saber qual o peso da Citricultura em Portugal e como pode o nosso país potenciá-la não só no mercado interno como no exterior.

Saiba ainda tudo o que se irá passar na AGROGLOBAL 2016, que terá lugar entre 7 e 9 de setembro em Valada do Ribatejo. A AGROTEC é media partner do certame. Não perca!

Destaque ainda para a entrevista ao presidente da Associação de Jovens Agricultores de Portugal (AJAP), Firmino Cordeiro, que fala dos desafios da agricultura portuguesa, mas também da Política Agrícola Comum (PAC), do setor do leite e do Agroalimentar, entre outros temas.

A próxima edição da AGROTEC será publicada, como habitualmente, com os suplementos Grandes Culturas, Pequenos Frutos e Agrobótica.

Para fazer/renovar a assinatura anual da AGROTEC, ou adquirir a edição número 20 isoladamente, clique aqui.