FacebookRSS feed

Agrotec

Uruguai declara emergência agropecuária devido à chuva no sul do país

monteO governo uruguaio anunciou onter ter declarado um estado de “emergência agropecuária” à horticultura sem proteção e à viticultura no sul do país, devido às chuvas intensas que afetaram esta região, disponibilizando mais de 8 milhões de dólares em ajudas aos produtores.

“Declara-se emergência agropecuária nos departamentos (estados) do sul do país e nos setores da vitivinicultura e horticultura de campo”, devido às fortes chuvas dos últimos vinte dias que afetaram a produção, disse o ministro da Pecuária, Tabaré Aguerre, em conferência de imprensa.

A declaração habilita o governo a usar o dinheiro do Fundo de Emergência Agropecuária para outorgar aos produtores agrícolas 30% do total dos danos causados na sua produção e subsídios a créditos, o que totalizará uma ajuda de 2 a 2,5 mil milhões de dólares na região.

As condições climáticas extremas, com registros de 600 milímetros de chuvas entre janeiro e fevereiro, enquanto no país a média anual está por volta dos 1.400 milímetros, provocaram danos severos à produção de uvas, com perdas de 15 a 17 milhões de kg de um total de 115 milhões.

A isto soma-se a perda da qualidade do produto, que reduzirá a graduação alcoólica da produção de vinho. Por isso, as autoridades e os produtores decidiram criar um banco de álcool vínico (álcool etílico potável de origem agrícola), destinando entre 15 e 20 milhões de kg de uvas para criar o produto que corrigirá a qualidade do vinho.

Este mecanismo contará com um investimento estatal de 5,5 a 6,0 milhões de dólares, que em três anos serão restituídos ao fundo.

As chuvas contínuas também são problemáticas para o “arroz na zona leste”, enquanto “os cultivos de soja em alguns lugares têm alguns problemas, mas o balanço geral, se comparado com um verão normal, é bom”.

Em um país essencialmente agroexportador, a soja fechou o ano de 2013 como o principal produto de exportação, com 1.875 mil milhões de dólares em ganhos. Enquanto isso, o arroz situou-se em terceiro lugar nas vendas, atrás da carne bovina congelada.

No campo social, as chuvas fortes fizeram com que milhares de pessoas ficassem com as suas casas inundadas e estragos severos foram registados nas estradas do país.

Ler aqui.