FacebookLinkedin

Agrotec

UNAC disponibiliza conta de cultura do pinheiro manso (ContaPm 1.0)

Ferramenta de análise económica simples, acessível e intuitiva que permite o conhecimento da conta de cultura do pinheiro manso

logo_unac2No passado dia 4 de Abril, a UNAC – União da Floresta Mediterrânica organizou o Workshop “A Cultura do Pinheiro Manso para a Produção de Pinha/Pinhão”, que decorreu em Coruche, e que contou com 170 participantes.

Um dos objectivos deste Workshop, organizado no âmbito do projecto “PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA FILEIRA DA PINHA/PINHÃO”, foi o de apresentar um dos resultados deste projecto, um Modelo Base da Conta de Cultura para o Pinheiro Manso (CONTAPM 1.0), que consiste numa Folha Excel parametrizada com a conta de cultura do pinheiro manso. Através de valores padrão para os custos e receitas associados à cultura do Pinheiro Manso, e através da definição de um modelo de gestão para a cultura, os produtores poderão simular/validar várias opções de gestão e identificar a rentabilidade de potenciais práticas/técnicas para diferentes períodos temporais, assim como qual o seu limiar de rentabilidade, reforçando a sua competitividade.

A ContaPm 1.0 e o respectivo manual de utilização podem ser descarregados no website da UNAC em: http://www.unac.pt/Resultados/.

O Projecto “PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA FILEIRA DA PINHA/PINHÃO” é uma iniciativa QREN, apoiada no âmbito do INALENTEJO, cujo investimento ascende a 113.660,47 euros, com co-financiamento FEDER de 79.562,33 euros.

Fonte:  UNAC (via Agroportal)