FacebookRSS feed

Agrotec

UE: adiada decisão de autorização de 8 OGM

europe-vers-une-autorisation-a-la-carte-des-ogmOs fabricantes de forragens (FEFAC), os comerciantes de grão (COCERAL) e a indústria de oleaginosas e proteaginosas (FEDIOL) da UE mostraram o seu desapontamento pelo facto de os Membros da Comissão terem adiado a tomada de decisão sobre a autorização de importação e processamento na alimentação humana e animal de 8 sementes modificadas geneticamente (OGM).

As três organizações esperam que a decisão se tome a princípios de setembro próximo, antes da colheita começar a comercializar-se nos principais países exportadores.

Cerca de 75% das necessidades comunitárias de ingredientes ricos em proteínas para rações terão que ser satisfeitas através do mercado mundial. Alguns destes produtos já se estão a comercializar e um deles começará no próximo outono.

As 8 sementes MG são milho MON 87460, colza GT 73, soja 305423, soja MON 87708, soja MON 87705, soja BPS – CV127-9, milho T25 e algodão T304-40.

As 8 sementes receberam aprovação da Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (EFSA) e alguns deles esperam a autorização desde finais de 2013.

Ler aqui.