FacebookRSS feed

Agrotec

Turismo de Portugal e ViniPortugal unem esforços na promoção do país

viniO Turismo de Portugal e a ViniPortugal estabeleceram hoje uma parceria com o objetivo de potenciar a promoção e a comercialização internacional do país enquanto destino turístico e produtor de vinhos. A iniciativa conta com a presença do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e do secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.

A assinatura do protocolo dará origem à concertação de estratégias de atuação e desenvolvimento de ações conjuntas, sob as marcas VisitPortugal e Vinhos de Portugal, com referência a empresas de vinhos e de turismo nas iniciativas de promoção e comercialização.

Está ainda prevista a integração dos Vinhos de Portugal em mostras e iniciativas de formação para jovens e profissionais do setor, bem como a estruturação da oferta enoturística nacional, identificando “Centros de Turismo de Vinho” de excelência.

João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, salienta que “a gastronomia e vinhos é um produto estratégico para o desenvolvimento turístico do país, nomeadamente em mercados prioritários como Reino Unido, França e Holanda”.

A gastronomia e vinhos é uma das razões para a escolha de Portugal enquanto destino de lazer, com 88 por cento dos turistas a ficarem muito satisfeitos com o contato com experiências nesta área. O elevado nível de acolhimento e bem-receber dos portugueses, associados ao bom clima e à boa gastronomia e vinhos, fazem de Portugal um destino de excelência, pelo que esta união de esforços contribui para a diferenciação e qualificação da oferta turística nacional”, acrescenta João Cotrim Figueiredo.

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que “importa promover a marca Portugal associada a outros produtos ou sectores que procurando um mesmo posicionamento se alavanquem reciprocamente como é o caso presente. Acresce que sendo o Turismo uma actividade transversal, que engloba a Gastronomia mais sentido faz este cruzamento. Em particular gostaríamos de ver o Enoturismo a ocupar em termos de valor económico o lugar que merece. Ganha o Turismo e ganha o Vinho.”

Gostaríamos também de contribuir para um reforço da formação sobre Vinhos no canal Horeca, pois temos a perceção que nem sempre a qualidade do serviço do vinho na Restauração acompanha a qualidade dos nossos vinhos. Nota-se uma evolução muito positiva, mas há ainda muito trabalho a fazer”, sustenta o mesmo responsável.

Taste Portugal London 2014

A par desta parceria, o Turismo de Portugal irá implementar o programa Taste Portugal, em Londres, com o objetivo de afirmar Portugal como um país-destino gastronómico, sustentado em produtos genuínos de grande qualidade e em profissionais que, a cada dia, reinventam a nossa cozinha e os nossos vinhos.

Para este ano estão previstas diversas iniciativas com chefes portugueses, nomeadamente jantares que divulgam e promovem a gastronomia portuguesa junto de  turistas e opinion leaders deste mercado emissor. O projeto conta com a participação de Luís Baena e Nuno Mendes, dois reconhecidos chefes portugueses, com restaurantes em Londres.