FacebookRSS feed

Agrotec

Tomate considerado produto excelência 2014

tomatoesNa edição 2014 dos Prémios Agricultura, o júri da competição elegeu o tomate como Produto Excelência e entregou o troféu à AIT – Associação dos industriais de Tomate, em representação de toda a fileira. A cerimónia teve lugar no Ritz Four Season Lisboa e contou com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.

“É uma honra receber este prémio especial, pelo que ele significa em termos de importância e méritos do setor, nomeadamente por ser uma indústria que está no topo dos rankings mundiais e a contribuir ativamente para a nossa economia”, referiu Miguel Cambezes, Secretário-geral da AIT, qualidade que o levou a receber o troféu.

A AIT, fiel depositária do prémio, é a associação setorial que representa o setor do tomate de indústria português, um setor produtivo que se destaca fortemente a nível nacional e mundial. Ao exportar 95 por cento da produção, Portugal ocupa o 4º lugar no ranking dos maiores exportadores mundiais. A nível nacional, a fileira do tomate é uma das principais indústrias agroalimentares do país. Em 2014, o setor processou um milhão e duzentas mil toneladas de tomate, ou seja, 250 milhões de euros em exportações. De destacar, ainda, que Portugal é o país europeu com maior rendimento por hectare e a nível mundial está no top 3.

Ler aqui.