FacebookRSS feed

Agrotec

Tecnologia reduz até 50% das emissões de gases de estufa dos dejetos bovinos

UTAD está a desenvolver técnicas de elevada eficácia no tratamento dos dejetos das vacas

DSC05254

Um grupo de investigadores do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) está a desenvolver soluções para reduzir os impactos ambientais causados pelos dejetos das vacas. Animais que, segundo um estudo do Worldwatch Institute, são responsáveis pela emissão de 51% de todos os gases com efeito de estufa (GEE), e que estão na origem de alterações climáticas, como o aumento da temperatura.

“A utilização das técnicas que otimizámos permite uma redução de até 50% da emissão de GEE, como o dióxido de carbono e o metano, e de quase 100% da emissão de outros gases prejudiciais, como o amoníaco”, elucida o investigador do CITAB Henrique Trindade.

A equipa está a tratar chorume (dejetos animais misturados com água) através de processos de separação das frações sólida e líquida e utilizando aditivos químicos e biológicos que permitem a redução dos gases.

“Os bovinos são responsáveis pela emissão de GEE em dois momentos distintos, no interior do animal: durante o processo digestivo e durante a transformação dos efluentes [dejetos] produzidos.” Cada uma destas etapas corresponde, “em sistemas de produção intensiva, respetivamente, a cerca de 60% e de 40% do total das emissões de gás metano”, revela o também docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O processo de tratamento “é relativamente barato e tem viabilidade económica”, segundo Henrique Trindade, mas vai obrigar à formação dos produtores para a otimização dos resultados. Por isso, o projeto ReUseWaste, que engloba oito unidades de investigação e ensino e oito empresas de sete países europeus, prevê a realização de sessões de formação e de esclarecimento.

Além disso, o grupo do CITAB já está a desenvolver estudos semelhantes na área da suinicultura e vai avançar ainda este ano com um projeto idêntico com aves.

Câmaras estáticas utilizadas na medição de gases de estufa emitidos pelo solo tratado com chorumeCâmaras estáticas utilizadas na medição de gases de estufa emitidos pelo solo tratado com chorume

Cowspiracy e as emissões de gases estufa das vacas

Segundo Henrique Trindade, uma vaca emite, em média, 115 quilos de gás metano por ano, o que equivale a quase 3 mil quilos de dióxido de carbono, “pois, considerando o efeito de estufa num intervalo de 100 anos, um quilo de gás metano equivale a 25 quilos de dióxido de carbono. Este é um dos principais contributos destes animais e outros ruminantes para as alterações climáticas.”

Contudo, e apesar do documentário Cowspiracy, recentemente exibido em Portugal, que aponta a produção animal como a causa número um da emissão de GEE e de outros problemas ambientais, o investigador do CITAB realça a importância da pecuária.

“Os animais têm um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas agrícolas, na estabilidade económica e ajudam a valorizar muitos recursos vegetais, como a erva, que não são adequados para utilização direta na alimentação humana.”

Além disso, o setor animal permite obter matérias-primas e produtos essenciais como as peles, a lã e os fertilizantes orgânicos (estrumes).