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Agrotec

Syngenta reforça rendimento dos produtores de milho

IX Congresso Nacional do Milho revela que na próxima campanha os preços do milho continuarão elevados.

Agricultores aderentes ao protocolo sudExpand ganham 250€ extra por hectare de milho semeado.

Maïs Expert, o novo serviço online da Syngenta apoia agricultores a decidir o melhor momento para semear, tratar, regar e colher o milho.

A Syngenta participou no IX Congresso Nacional do Milho, a 30 e 31 de Janeiro, no Hotel Altis, em Lisboa, onde mais de 600 congressistas debateram os desafios transversais à agricultura portuguesa e à cultura do milho. Marcaram presença figuras nacionais e internacionais de relevo, entre as quais seis ex-ministros da Agricultura e a ministra em funções, Assunção Cristas.

A fileira mostrou-se dinâmica e mobilizada para o aumento da produção nacional de milho: «Faz todo o sentido conseguirmos ganhar pela melhoria da tecnologia de produção. Estou convencido que com as novas oportunidades do Alqueva conseguimos ser auto-suficientes em milho dentro de 10 anos», afirmou João Coimbra, um dos grandes produtores nacionais de milho e membro da direcção da Anpromis, a anfitriã do evento.

As previsões dos especialistas quanto ao retorno financeiro da cultura não podiam ser mais animadoras: «Na próxima campanha os preços do milho deverão manter-se em níveis elevados, muito interessantes para os agricultores, porque os stocks internacionais estão muito baixos e deverão continuar em níveis idênticos nos próximos dois a três anos», garantiu Daniel Martinez, responsável da Nidera Agromercial, empresa espanhola que compra milho em Portugal.

Os ex-ministros da Agricultura elencaram os desafios da agricultura para as próximas duas décadas. Arlindo Cunha (ministro de 1990 a 1994), defendeu que «a nova Política Agrícola Comum deve estar focada em apoiar quem quer produzir». Para Sevinate Pinto (em funções de 2002 a 2004) o desafio de Portugal é «aumentar a produção de forma sustentável, devendo para tal investir na modernização, no conhecimento, no regadio e no reforço do associativismo moderno».

O compromisso da Syngenta

Empenhada em contribuir para o aumento da produtividade do milho e para o retorno financeiro dos agricultores, a Syngenta apresentou o protocolo sudExpand, através do qual os agricultores conseguem obter rentabilidade extra por cada hectare de milho semeado. Os produtores que aderirem ao sudExpand realizam um contrato de venda do grão que lhes assegura à partida os preços de colheita, reforçados por ferramentas financeiras disponibilizadas pela Syngenta.

A Syngenta é o elemento catalisador e integrador de todas as partes envolvidas – agricultor, canais de distribuição, empresas agrárias e compradores do grão.
Este novo sistema terá como resultado a diminuição do risco e o aumento do rendimento por hectare de milho semeado. «Calculamos que o agricultor possa receber mais €/hectare do que na actualidade, uma subida que resulta do aumento de 5% na produtividade média e de 4% no preço médio de venda», explica Esteban Colombo, Crop Manager Ibéria para Milho.

O centro de experimentação, em Selmes, no Alentejo, onde a oferta sudExpand nasceu há dois anos, servirá de base de apoio à formação dos agricultores, sobre como maximizar a produção e o rendimento da cultura, e continuará a ser palco de demonstração das novas tecnologias que a Syngenta quer implementar na região, para estimular o incremento da cultura do milho.

Recorde-se que nas duas últimas campanhas atingiram-se produtividades recorde, próximas das 20 toneladas/hectare de milho, na parcela de 43 hectares de experimentação em Selmes. Tudo isto aplicando uma oferta combinada entre sistema de rega, adubação, sementes, produtos fitofarmacêuticos e o know-how da respectiva gestão.

O apoio técnico aos agricultores é garantido pela equipa multidisciplinar da Syngenta e as empresas Valinveste e Agroterra, envolvidas no sudExpand desde a primeira hora, que darão suporte ao protocolo agronómico criado para o sudExpand.

Portugal é o primeiro país a nível europeu a desenvolver o sudExpand e servirá de exemplo à estratégia da Syngenta na cultura do milho. «As nossas metas são ambiciosas: 1.000 hectares contratados no primeiro ano de execução (2013) e 10.000 hectares nos próximos cinco anos, em Portugal. Consolidado o sucesso em Portugal, o programa será replicado no resto da Europa», revela Esteban Colombo.

Maïs Expert apoia gestão de campo

Porque conhece os problemas dos agricultores e quer dar resposta às suas necessidades, a Syngenta acaba de lançar o Maïs Expert, um serviço de gestão de campo para a cultura do milho.

«Desenhado com, e para, os nossos clientes que se dedicam à cultura do milho, o objectivo principal desta ferramenta de trabalho é fornecer-lhes a informação técnica e de gestão que precisam para gerir as suas parcelas de milho, desde a sementeira à colheita», explica Maria do Carmo Pereira, responsável de Marketing da Syngenta em Portugal.

Apoiado por uma vasta rede de estações meteorológicas, o MaïsExpert dá recomendações ao agricultor e serve de suporte às suas decisões em cada fase do ciclo da cultura: quando semear, tratar, regar ou colher. O serviço está disponível online em www.syngenta.pt e funciona de forma intuitiva, fácil e operacional.

Mais informações em: www.syngenta.pt