FacebookRSS feed

Agrotec

Syngenta em Campo 2013: Dia de Campo em parceria com ADVID

syngenta_logo«A avaliação dos produtos da Syngenta, tanto o Quadris como o Pergado, é bastante positiva».
As vinhas do Douro encontram-se num estado fenológico mais atrasado do que é habitual e os ataques de doenças e pragas não se têm manifestado com grande intensidade.

A Syngenta organizou, a 23 de Maio, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), um dia de campo para apresentar, a técnicos e viticultores, os resultados da sua estratégia de protecção fitossanitária nas vinhas do Douro.

No ensaio instalado na região duriense a vinha foi protegida com quatro das soluções Syngenta: Quadris, Pergado F, Talendo e Dynali. «No estado fenológico de cachos separados foi realizada uma aplicação de Quadris, com o objectivo de controlar a podridão negra (black rot) e o oídio e de prevenir eventuais infecções de míldio e escoriose. A partir deste estádio, a protecção da vinha prosseguiu com a aplicação do Pergado F, para controlo do míldio, e do Dynali, para controlo do oídio e da podridão negra. A introdução do tratamento de Talendo, posicionado entre o Quadris e o Dynali, teve como objectivo atrasar os tratamentos de Dynali, de modo a coincidirem com o período da floração. A partir daqui continuaremos com o Pergado F, para o míldio se necessário, e o Dynali, para o oídio e podridão negra», explica Joaquim Pedras, field expert Syngenta na região Norte, que coordena o ensaio.

As vinhas do Douro encontram-se num estado fenológico mais atrasado do que é habitual e as condições climatéricas têm ajudado a que os ataques de doenças e pragas não se manifestem com grande intensidade. «O míldio tem tido este ano uma expressão bastante reduzida, quanto ao oídio começam a surgir sintomas primários de infecção nas folhas. Da podridão negra são visíveis, desde início de Junho, alguns sintomas nas folhas e já começam a aparecer nos ráquis e no pecilo», descreve Branca Teixeira, técnica da ADVID.

Branca Teixeira, que acompanhou o campo de ensaio da Syngenta no Douro, sublinha a «avaliação bastante positiva dos produtos da Syngenta, tanto o Quadris como o Pergado» e refere que a partir do estado fenológico actual «os viticultores vão provavelmente aplicar Dynali». A ADVID tem 172 associados na região, com um total de 6.000 hectares de vinhas, situadas em três regiões durienses: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior. O Douro é responsável por 21% da produção nacional de vinho – 1,3 milhões de hectolitros na campanha 2012/2013.

Fonte:  Syngenta