FacebookRSS feed

Agrotec

Syngenta apresenta Taegro, o novo biofungicida para vinha e hortícolas

Taegro® é um novo biofungicida da Syngenta para proteção da vinha e das culturas hortícolas contra doenças, entre as quais o oídio e a podridão cinzenta.

Esta inovadora solução biológica, à base de Bacillus amyloliquefaciens, está autorizada em Proteção Integrada e Modo de Produção Biológico.

taegro

Taegro® demonstra o compromisso da Syngenta em disponibilizar soluções eficazes e sustentáveis aos agricultores. O novo biofungicida controla de forma eficaz, e sem problemas de residuos nem resistências, o oídio, a podridão cinzenta, o míldio, a esclerotínia e a alternariose, e está autorizado nas culturas do tomate, pimento, morango, alface, beringela, courgette, pepino (tanto em ar livre como em estufa) e na vinha (uva para vinho e uva de mesa).

Taegro® é formulado à base de Bacillus amyloliquefaciens (estirpe FZB24), uma rizobactéria naturalmente presente no ambiente. Protege as plantas através de múltiplos modos de ação. Tratando-se de um organismo vivo, ao colonizar os tecidos vegetais multiplica-se, formando uma barreira física protetora na superfície da planta que impede a instalação dos agentes patogénicos, competindo com eles por espaço e nutrientes. Além disso, este bacillus liberta metabolitos ativos com propriedades biocidas, inibindo o desenvolvimento e a propagação dos fungos e das bactérias. Por outro lado, atua estimulando a resistência natural das plantas, que ao entrarem em contacto com o bacillus o percebem como uma ameaça, ativando as suas defesas naturais.

Entre os principais benefícios do Taegro® destacam-se a sua flexibilidade de uso em diferentes estratégias de controlo de doenças, o total respeito pelos insetos auxiliares, a isenção de Límites Máximos de Resíduos, e o seu reduzido intervalo de segurança, de apenas 1 dia, podendo ser aplicado ao longo de todo o ciclo da cultura até à colheita. O produto expressa todo o seu potencial com temperaturas entre os 15ºC e os 30ºC, mas também se mostra robusto e eficaz com temperaturas mais elevadas.

O lançamento do Taegro® decorreu no dia 14 de julho, num webinar onde participaram técnicos da distribuição e agricultores.

Pedro Vega, Field Expert da Syngenta em Espanha, apresentou as várias categorias de produtos biológicos usados no controlo de doenças, focando em concreto os biofungicidas microbianos, que podem conter fungos ou bactérias benéficas na sua formulação. O género Bacillus, que se encontra na natureza tanto em ecossistemas aquáticos como terrestres, é um dos géneros de bactérias mais utilizado na proteção das culturas agrícolas, graças à sua elevada capacidade de colonizar as raízes das plantas e de sobreviver em solos inóspitos e em condições de elevado stress das culturas.

Maria do Carmo Pereira, responsável pelo porfolio de biosoluções da Syngenta para Europa, África e Médio Oriente, explicou que «o Taegro® é uma solução ideal para complementar programas onde é necessário diminuir aplicações químicas, uma vez que mantém a cultura sã até à colheita e sem  problemas  de residuos». Revelou ainda que o Taegro® está em processo de registo para outras culturas e finalidades, nomeadamente, árvores de fruto, olival, amendoal, e numa fase posterior será submetido a registo para controlo de fungos de solo.

Gilberto Lopes, Field Expert da Syngenta em Portugal, apresentou resultados de ensaios de aplicação do Taegro® em vinha (oídio), alface (brémia e esclerotínia), tomate (oídio e alternariose), curcubitáceas (oídio), entre outras culturas, concluíndo que quando este produto é integrado numa estratégia com fungicidas convencionais, o resultado obtido no controlo das doenças é equivalente, ou mesmo superior, ao conseguido com uma estratégia de controlo puramente químico.

Recomenda-se a aplicação preventiva do Taegro®, para impedir a instalação dos patógenos nas culturas, e como ferramenta para manutenção da sanidade das plantas ao longo do seu ciclo de desenvolvimento. O produto tem um posicionamento flexível, integrado no amplo portfólio de soluções fungicidas da Syngenta.