FacebookRSS feed

Agrotec

Sumos de fruta industriais: tão benéficos como a fruta fresca?

nectarPara a Asozumos, Associação Espanhola de Fabricantes de Sumos, são até melhores.

São muitas as mensagens e informações que se publicam nos meios de comunicação sobre os processos de elaboração, as propriedades nutricionais e a influência na saúde que têm os sumos comerciais.

Com o objetivo de informar e guiar profissionais e consumidores e defender o consumo deste produto, a Asozumos, a Associação Espanhola de Fabricantes de Sumos, apresentou “Mitos e Realidades”: uma compilação de informações científicas sobre crenças subvertidas acerca dos sumos e néctares, e os seus efeitos saudáveis dentro da dieta mediterrânea.

Nesta mesma edição, a associação espanhola apresenta quais são as propriedades nutritivas dos sumos comerciais, os seus benefícios para a saúde e os seus efeitos na saúde dentária.

1. Os sumos comerciais mantêm intactas as suas propriedades nutritivas durante o processo de elaboração

Segundo aquela associação, ao contrário do que ocorre com muitas frutas frescas, os sumos de frutas e néctares conservam através do seu processo de elaboração o sabor e o aroma característico da melhor fruta devido ao facto de ser concebido com a fruta recolhida no seu momento ótimo de maturidade, o que favorece as suas características organolépticas: cor, sabor, aroma e textura.

Do mesmo modo, os interessados defendem que os sumos de fruta não perdem as qualidades nutricionais durante o processo de elaboração. Em concreto, os efeitos saudáveis dos sumos são atribuídos em parte aos cartenóides, aos compostos fenólicos e à vitamina C. Estes compostos bioativos estão relacionados com a redução de doenças degenerativas devido, principalmente, ao seu poder antioxidante.

2. Os sumos engarrafados reduzem o risco de sofrer doenças cardiovasculares na mesma proporção que as frutas e verduras frescas

O estudo epidemológico e clínico “Can puré fruit and vegetables juices protect against câncer and cardiovascular disease too? A review of the evidence”, realizado para a prevenção de doenças cardiovasculares, conclui que o consumo de sumos contribui em igual proporção que as frutas e legumes frescos.

D mesma maneira, o estudo ´Fruit and Vegetable Juices and Alzheimer´s Disease: The Kame Project´, determina que os sumos desempenham um papel importante na doença de Alzheimer, atrasando o seu aparecimento.

Para além disso, uma dieta rica em antioxidantes diminui a obstrução das artérias e o colesterol.

De facto, já se comprovou com exames clínicos que as pessoas que consomem sumo de laranja durante 4 semanas consecutivas reduzem significativamente a pressão arterial diastólica.

Uma redução que está relacionada com a presença da hesperidina, flavonoide presente na laranja, segundo afrima o estudo “Hesperidin contributes to the vascular protective effects of orange juice: a randomized crossover study in healthy volunteers´.

3. Os sumos comerciais não contém açucares artificiais e o seu consumo não prejudica a sua saúde dentária

A água é o componente principal dos sumos de frutas. Os hidratos de carbono e os açúcares solúveis são outros dos compostos. Os açucares mais comuns são a frutose e a glicose, assim como a sacarose.

Ler aqui.