FacebookRSS feed

Agrotec

SOLIBAM? A quarter century of Participatory Plant Breeding: Traditions with future, towards sustainable systems?

Tributo a Silas Pêgo

ESAC’s Auditorium, April 10th , 2013 in Coimbra, Portugal

Durante mais de um quarto de século o melhoramento de plantas participativo (PPB) foi e tem vindo a ser capaz de criar sinergias com a conservação no campo do agricultor, manutenção da biodiversidade, dos sistemas tradicionais e das tradições locais. Novas ferramentas e metodologias promotoras de cooperação entre melhoradores de plantas, agricultores, consumidores e outros stakeholders têm permitido dar resposta à adaptação a áreas mais marginais, segurança alimentar, mudanças climáticas, assim como à sustentabilidade e resiliência de sistemas.

Em 1984, Silas Pêgo, como diretor de uma empresa de melhoramento de milho público (NUMI), iniciou o projecto VASO. Este projecto de PPB foi um dos projectos pioneiros a nível mundial, no qual se pretendeu desenvolver uma alternativa para os pequenos agricultores que queriam manter os seus recursos genéticos adaptados às necessidades locais e adaptados a áreas marginais.

Em paralelo, outras iniciativas de melhoramento de plantas participativo ocorreram a nível mundial, melhorando a vida dos agricultores, a utilização efectiva dos recursos genéticos (e.g. resistência a pragas e doenças e mudanças climáticas) e o orgulho nas suas tradições.

O programa do simpósio “A quarter century of Participatory Plant Breeding: Traditions with future, towards sustainable systems” inclui palestras de alguns pioneiros na área do melhoramento participativo a nível mundial, perspectivas do grupo de trabalho “On-farm conservation network” e alguns dos resultados obtidos a nível do projecto europeu  SOLIBAM FP7 2010 – 2015 (Estratégias para melhoramento e práticas culturais em agricultura biológica e de baixo consumo de factores externos).

A abordagem participativa que associa os agricultores aos cientistas e outros stakeholders, assim como a consciencialização dos recursos genéticos, melhoramento de plantas e produtos locais num quadro de desenvolvimento rural e económico é hoje mais do que necessária. Tendo em atenção a que, mensalmente em Portugal estabelecem-se 240 jovens como agricultores este Simpósio pretende ser uma inspiração para agricultores, cientistas e outros atores.

Todas as informações aqui: http://pmm919256447.wix.com/3-solibam-pt