FacebookRSS feed

Agrotec

Situação do mercado internacional de cereais e soja em Maio

O índice de cereais e Oleaginosas do CIC não variou no mês de Maio em comparação a Abril, tendo em conta que a subida da soja foi compensada pela descida, tanto do trigo como do arroz.

Embora persista a incerteza a respeito das perspectivas para as colheitas em alguns países principais produtores, estima-se uma ampla oferta mundial de trigo durante o próximo ano. Os preços do trigo recuaram durante o último mês, perante a grande oferta prevista para o próximo ano.

O atraso das culturas devido ao tempo excessivamente húmido nos Estados Unidos teve um forte impacto sobre o comércio nos mercados de milho e soja, provocando especulação sobre a deterioração dos rendimento e a possibilidade de certas alterações a favor de outras culturas. Ainda assim, a expectativa para colheitas abundantes nos Estados Unidos continua a exercer uma ligeira influência para baixar em ambos os mercados, segundo a informação mensal do Conselho Internacional dos Cereais (CIC).

Os preços de exportação de milho subiram nos Estados unidos e na Argentina, mas no Brasil mantiveram-se alguns valores de entrega imediata e o índice do milho do CIC apenas avançou com mudanças ocorridas ao longo do mês.

Os preços da soja subiram, apoiados numa reduzia oferta da colheita anterior e peo atraso dos envios a partir da Argentina, ma a subida foi travada pela previsão de uma colheita abundante nos Estados Unidos.

Leia o resto aqui.