FacebookRSS feed

Agrotec

Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura contra reforma da PAC

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB) está contra a reforma da Política Agrícola Comum. “A reforma da PAC agora proposta pelo Parlamento Europeu não contribuirá para a superação dos crónicos défices do nosso país no plano agro-alimentar. Bem pelo contrário”, sublinha o SINTAB num comunicado.

O SINTAB defende os eurodeputados do PCP “que se manifestaram contra mais uma declaração de morte para a agricultura portuguesa” e repudia as posições defendidas pelos eurodeputados do PSD, CDS e PS, que condenam os agricultores “à miséria e desemprego”.

A reforma preconizada pela União Europeia “não garante uma distribuição justa das ajudas directas entre Estados-membros e agricultores”, contesta o SINTAB, salientando que as propostas ”insistem num modelo orientado para o ‘mercado’ e para a ‘competitividade’, que desvaloriza e compromete a soberania e a segurança alimentares e a sustentabilidade da produção agrícola não resolverão problemas e criarão outros”.

As propostas do PCP, subscritas pelo SINTAB, incluem regimes de quotas ajustados às necessidades de cada país, convergência dos pagamentos directos entre Estados-membros até 2020, plafonamento das ajudas directas, estabelecimento de um regime de “preferência nacional”, instauração de um regime de margens máximas de intermediação e criação de um seguro agrícola público, financiado pelo orçamento comunitário.

Fonte:  Lusa (via Agroportal)