FacebookRSS feed

Agrotec

SFCOLAB é beneficiário do Projeto HIBA

O Programa POCTEP financia o projecto HIBA para a criação de um sistema multirregional espanhol-português com a digitalização do setor agro-alimentar como seu objectivo. Dezanove entidades relacionadas com o empreendedorismo e a inovação digital no sector agro-alimentar participam neste projecto do programa Interreg VA Espanha-Portugal (POCTEP) com um orçamento de 5,3 milhões de euros.

O projecto Interreg "Hub Iberia Agrotech" (HIBA) é uma iniciativa hispano-portuguesa com um orçamento de 5,3 milhões de euros, co-financiado a 75%, para a criação de um ecossistema multi-regional destinado à digitalização do sector agro-alimentar através dos Hubs de Inovação Digital (DIH). A HIBA irá ligar diferentes actores, incluindo vários DIHs em Espanha e Portugal, reforçando a ligação dos ecossistemas locais de inovação agro-alimentar.

No total, 19 parceiros beneficiários, incluindo entidades relacionadas com a inovação e digitalização do sector agro-alimentar em Espanha e Portugal, trabalharão até 31 de Dezembro de 2022 na criação de uma rede ibérica de DIHs na Agrotech para fomentar o empreendedorismo e melhorar a competitividade empresarial baseada na inovação digital, promovendo o relançamento económico pós-COVID 19.

O projecto HIBA, liderado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária, Pescas e Desenvolvimento Sustentável do Governo Regional da Andaluzia através da Andaluzia Agrotech DIH, irá criar serviços de teste e experimentação de tecnologias relacionadas com a observação da terra, robótica, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, irá desenvolver itinerários de formação em transformação digital e empreendedorismo para a formação profissional, universidade e para todos os cidadãos, bem como implementar um serviço de aconselhamento para a transformação digital das PMEs agro-alimentares.

A Associação SFCOLAB, enquanto entidade beneficiária do Projeto HIBA, tem como atividades a da promoção de ecossistemas de inovação digital transfronteiriça e a divulgação e comunicação das atividades do Projeto, incluindo o desenvolvimento de atividades associadas aos laboratórios de demonstração. De fato, estas atividades a serem desenvolvidas coincidem perfeitamente com o ADN do SFCOLAB, que tem como foco oferecer e divulgar soluções digitais inovadoras para o setor agrícola, através da dinamização e implantação de atividades pedagógicas / formação.

DE ACORDO COM AS POLÍTICAS EUROPEIAS

O projecto HIBA irá reforçar o tecido empresarial multi-regional através de programas de inovação aberta e de especialização inteligente, em conformidade com a Estratégia Horizonte Europa e Europa Digital e as políticas da DG CONNECT, que está empenhada numa colaboração estruturada entre os Pólos Europeus de Inovação Digital.

As atividades propostas no âmbito desta iniciativa estão também em conformidade com o que está expresso no Pacto Verde Europeu ao favorecer uma gestão eficiente, sustentável e conjunta dos recursos. Estão também em conformidade com as propostas estabelecidas no Documento de Orientação Fronteiriça para a fronteira Espanha-Portugal da Direcção-Geral de Política Regional e Urbana (DG REGIO) da Comissão Europeia sobre questões de cooperação, dando prioridade a áreas comuns em estratégias regionais de especialização inteligente (RIS3), apoiando a gestão da inovação e o desenvolvimento de capacidades e apoiando actividades orientadas para o mercado.

ENTIDADES DO CONCÓRCIO