FacebookRSS feed

Agrotec

Sector primário em Portugal é dominado pela agricultura

Com um volume de negócios de 6 mil milhões de euros e responsável por 80 por cento de toda a produção primária, a Agricultura é fundamental no sector primário português. No que diz respeito à exportação, o sector Pesca Marítima foi quem mais contribuiu para as vendas internacionais com quase 90 milhões de euros. As conclusões são da ES Research e têm como base os dados do INE.

Em 2011, o sector primário em Portugal, que incluí as actividades Agrícola, Silvícola e Pesca, teve um volume de negócios de 7,5 mil milhões de euros em 2011, abrangeu 12,3 por cento dos postos de trabalho em Portugal num total de 43.972 empresas agrícolas, segundo o estudo da ES Research.

Se dividirmos por sectores de actividade, o estudo da Espírito Santo Research conclui que a Pesca vale 627 milhões de euros e contribui com 8 por cento para a produção primária; a Silvicultura é responsável por uma fatia de 935 milhões de euros para o volume de negócios do sector primário e 12 por cento da produção; a Agricultura é a que mais contribui para o sector primário com um volume de negócios de 6 milhões de euros e 80 por cento de toda a produção primária.

A Agricultura, que vale 6 mil milhões de euros, abrange a Produção Vegetal (3,2 mil milhões de euros é o volume de negócios referente às frutas, hortícolas, cereais, vinho e azeite); a Produção Animal (cujos 2,4 mil milhões de euros dizem respeito à produção de animais, leite, ovos etc.) e outros que rendem 287 milhões de euros.

Leia o resto aqui.