FacebookRSS feed

Agrotec

Sector da carne de aves único que aumenta produção na UE

O sector da carne de aves na União Europeia (UE) continua num bom ritmo de crescimento. No primeiro semestre do ano alcançou 12,5 milhões de toneladas, o que supõe um aumento de 0,8 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.

Este aumento permitiu, por um lado, compensar a descida da produção nos restantes sectores de carne. Nos principais países produtores a tendência é em alta, nomeadamente, no Reino Unido subiu 3,6 por cento e na Alemanha 0,4 por cento.

Na Polónia destaca-se o facto de que enquanto a produção de outras carnes desceu, como é o caso da carne de bovino, com -3,6 por cento e de porco, -6,3 pontos percentuais (p.p.), a produção avícola subiu cerca de 6,5 por cento, de acordo com a informação de Previsões a Curto Prazo, publicada pela Comissão Europeia.

As exportações em 2013 subiram ligeiramente. Até Julho registou-se um aumento de dois por cento. A eliminação das restituições às exportações para a carne de ave, antes do Verão, não parece ter tido qualquer impacto a nível das mesmas, segundo a informação da Comissão, apesar do sector e a autoridade de França, o país que, praticamente, recebia a totalidade das restituições, não serem da mesma opinião.

A importação de carne de aves aumentou 13 mil milhões de toneladas. Enquanto o Brasil reduziu os seus envios em 10 por cento, a Tailândia aumentou em 50 por cento. Nos últimos oito meses, registou-se preços recorde em relação ao ano anterior, rondando entre os 190/200 euros por cada 100 quilos.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)