FacebookRSS feed

Agrotec

Sapec Agro recebe acreditação única na Península Ibérica

O Laboratório da Sapec Agro acaba de ser acreditado pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, para a realização de ensaios físico-químicos em produtos fitofarmacêuticos. A obtenção da Acreditação, segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 traduz o reconhecimento externo e independente da competência técnica do Laboratório da Sapec Agro para assegurar a realização destes ensaios em total conformidade com os requisitos normativos.

Única na Península Ibérica na sua área de negócio, esta acreditação comprova que a nível nacional e internacional o laboratório da Sapec Agro está dotado com meios técnicos e humanos qualificados segundo os requisitos desta norma, o que se revela crítico para a sua actividade.

De facto, a acreditação diferencia-se positivamente da certificação por obrigar não só ao cumprimento da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, mas também por impor a necessária competência técnica que garanta a confiança nos resultados analíticos obtidos.

Esta acreditação pressupõe uma vantagem competitiva chave, no apoio ao processo do registo de produtos fitofarmacêuticos a nível europeu e brasileiro, tratando-se de uma ferramenta essencial para apoiar a dinâmica de internacionalização da empresa e de reforço da sua vocação exportadora, que já hoje é superior a 65% do seu volume de negócios.

A Administração da Sapec Agro congratula-se pela distinção, que reflecte “uma opção estratégica da empresa e um longo percurso tendo em vista a excelência, pautando-se sempre por elevados princípios de exigência, rigor e transparência, ao serviço dos produtores agrícolas e de uma agricultura sustentável”.

Desde 1998 que a Sapec Agro investe continuamente nos processos de certificação. Os referenciais de qualidade, ambiente e segurança estão garantidos pelas certificações ISO 9001, 14001 e a OHSAS 18001. Concedida este ano foi também a norma NP 4457, que especifica os requisitos de um sistema de gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), no sentido de aumentar a eficácia do desempenho inovador da empresa.

A Sapec Agro possui ainda certificações GLP’s (Good Laboratorial Practices) em várias áreas: estudos físico-químicos, resíduos (fitofarmacêuticos e material vegetal), unidades de ensaios de resíduos (ensaios de campo) e eficácia (BPE). Possui também, desde Maio último, a certificação GMP para fabrico de medicamentos veterinários.

Nascido em Portugal no início do século passado (1926), o negócio da protecção das culturas foi iniciado pelo Grupo Sapec em meados dos anos 60. O Grupo veio a especializar-se nesta área de negócio, o que lhe permitiu alcançar a liderança do mercado português no final dos anos 90, que mantém até hoje de uma forma permanente.

Com a internacionalização do negócio – Espanha, França e Itália, onde já opera, e Brasil, previsto para 2014, o Grupo é hoje uma referência no mercado de produtos genéricos diferenciados, independente e internacional.

Via Agroportal.