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Agrotec

Rotas do Douro desafiadas a agregarem-se para conquistar mercados internacionais

A chefe de Projecto de Missão do Douro, Celina Ramos, desafiou os agentes das rotas turísticas da região a promoverem em conjunto os produtos que representam para criar valor e ir à procura de mercados internacionais.

Celina Ramos foi uma das intervenientes no Congresso Internacional Rotas Turísticas, “Valorização e Posicionamento”, em Mirandela, no distrito de Bragança, que juntou as Rotas do Azeite de Trás-os-Montes, anfitriã, do Vinho do Porto e das Vinhas de Cister.

Os recursos estão identificados, segundo observou, mas falta «agregar os vários actores públicos, privados, as associações, universidades, no sentido de uma promoção conjunta, de ganhar massa crítica, visando a internacionalização e desta forma trabalhar a procura».

«É na agregação do conjunto dos nossos produtos que nós, de facto, podemos ser diferentes e porque todos eles têm qualidade, podem afirmar-se em conjunto», considerou.

Da mesma maneira que se conta a história do vinho do Porto a milhares de visitantes que entram em Gaia, muitos deles com destino ao Douro, «é contar-lhe também a história do azeite, dos enchidos, da castanha, da amêndoa e doçaria», considerou.

Celina Ramos constatou que a oferta está trabalhada, com «uma grande aposta nas infra-estruturas, nos equipamentos, na recuperação dos centros históricos, das aldeias, material publicitário, agora é preciso trabalhar o lado da procura».

«Tenho de trabalhar, fazer promoção, e ir buscar a internacionalização, outros mercados, de forma a podermos de facto criar valor a partir dos nossos recursos, do território», acrescentou.

Este é o caminho defendido também pelo anfitrião, Jorge Morais, presidente da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, que apontou o congresso como espaço de reflexão e de partilha, em que deram também testemunho rotas turísticas de outras zonas de Portugal e de Espanha.

O congresso faz parte de um diálogo que as três rotas turísticas do norte de Portugal vêm desenvolvendo há dois anos.

A ambição de «venderem» juntos a região do Douro comum a todos poderá materializar-se no projecto de internacionalização da Rota do Azeite de Trás-os-Montes, que se prepara para ir à conquista dos mercados emergentes do Brasil, Moçambique e também Macau.

Fonte: Lusa (via Confagri)