FacebookRSS feed

Agrotec

Rice-Guard – Método de prevenção de ataque de fungos

A 18 de Setembro de 2013, foi apresentado o novo projecto Rice-Guard financiado no âmbito do 7 º Programa Quadro da UE.

rice guardO Rice-Guard visa mitigar os efeitos de uma das ameaças mais importantes do arroz: A Doença provocada por fungos (Piriculariose) capaz de causar perdas de até 100% da produção.

O projecto Rice- Guard, com conclusão prevista em 2016, vai desenvolver uma rede sem fio de sensores de baixo custo que irá medir as condições reais de risco de transmissão do patogénio, reduzindo uso de fungicidas altamente prejudiciais. Os produtores de arroz terão um sistema eficaz para a protecção de suas áreas, aumentando o volume de produção e reduzir o impacto do uso de fungicidas no meio ambiental e na segurança alimentar.

Este projecto é coordenado pela IRIS e desenvolvido pela equipe técnica formada pelo grupo de Instrumentação, Sensores e Interfaces da UPC (Espanha), IRIS (Espanha) e NAGREF (Grécia). Além disso, também envolve um consórcio de PME e Associações, incluindo a Câmara Arrossera de Ampposta (Espanha), Cooperativa Agrícola de Halastra B (Grécia), Organizzazioni Produtttori Risicoli Sardi (Itália), APARROZ – Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado (Portugal ) , Federación de Arroceros de Sevilla (Espanha), OSV (Itália) e LNL (Turquia).

Fonte:  APARROZ (via Agroportal)