Revista AGROTEC nº 5

Culturas de Futuro

No 5.º número da AGROTEC trazemos várias novidades, inclusive o novo suplemento Pequenos Frutos.
Com as secções fixas a que já nos habituou, esta edição continua a apostar nas mesmas, particularmente no Consultório, onde leitores tiram as suas dúvidas com especialistas da área, nas várias Atualidades (Viticultura, Investigação Científica, Hortofruticultura, Eventos), apostando fortemente na Atualidade Maquinaria Agrícola, onde se apresentam muitas notícias sobre a AgroGlobal, a maior feira dedicada às grandes culturas realizada em Portugal. Ainda na secção de Maquinaria, falamos de Telemetria e sobre a Colheita mecânica do tremoço.
Na entrevista em destaque trazemos o caso de Berta Castilho, dos Laticínios Marinhas, empresa de Esposende, que produz, em Portugal, um dos mais célebres e prestigiados queijos de vaca e certamente a melhor e mais tradicional manteiga portuguesa, considerada já como uma das melhores do mundo, de acordo com a edição da prestigiada revista britânica Wallpaper.

Na secção de Zootecnia continuamos o tema iniciado na edição anterior “Controlo das mamites em ovelhas leiteiras” e apresentamos um novo tema “Enriquecimento ambiental em suiniculturas: vantagens, desvantagens e lacunas no conhecimento”. Nos Cuidados Veterinários falamos de Resistências a Antibióticos e voltamos a dar ênfase à suinicultura, com um artigo sobre o Abate doméstico de suínos pela professora Madalena Vieira-Pinto.

Em relação à Hortofruticultura temos vários temas em destaque: a cultura do espargo (que irá ser continuado em edições posteriores), a cultura do limonete e vários eventos como a feira Fruit Attraction, o Balanço da campanha das prunóideas e o seminário Hortofruticultura 2020.

Nas grandes culturas apresentamos várias atualidades e apresentamos o projeto Academia Dekalb, bem como o Dia de Campo em Santo Tirso.

Apostamos ainda na área da Viticultura, dando destaque ao artigo “Enxerto pronto: uma afirmação na viticultura portuguesa”, por João Garrido da Estacão Vitivinícola Amândio Galhano.
E como já vem sendo habitual, apresentamos o calendário de feiras para que fique a par de todos os eventos que se realizam, tanto em Portugal como no estrangeiro, e uma sugestão de livros das várias áreas da Agronomia.
Para saber tudo o que entra nesta edição, consulte o índice da mesma e conheça em pormenor o que temos para si.

Pequenos Frutos

Cecília Palmeiro e a aventura do Mirtilo

Num momento em que a fileira dos pequenos frutos se desenvolve extraordinariamente, fazia falta um órgão especializado, veículo de informação técnica e comercial, para os intervenientes. Assim, nasce o suplemento PEQUENOS FRUTOS que acompanha esta edição da AGROTEC.

Esta publicação, que abordará o tema dos pequenos frutos e exóticos, pretende ser um dos elos que ajudará ao definitivo e sustentado sucesso da fileira frutícola. O segmento frutícola dos pequenos frutos (amoras, framboesas, morangos, mirtilos, etc.) continua a revelar bastante dinamismo na agricultura portuguesa, havendo vários casos de empresas produtoras e de fatores de produção de sucesso que apresentamos nesta primeira edição, juntamente com entrevistas e artigos técnicos. Para mais detalhes, consulte os índices disponíveis nesta página.