Revista AGROTEC nº 11

Viticultura: Mais com Menos

A ligação da vinha e de vinho com a Humanidade vem desde o início dos tempos. A antiguidade da viticultura deve-se às características naturais da uva: é um fruto sumarento, cheio de açúcares e o único com uma tendência natural para a fermentação. A viticultura portuguesa é, hoje, das melhores e mais cobiçadas do mundo, mas a viticultura enfrentará novos desafios e oportunidades, tais como as alterações climáticas e a mudança de paradigma, com a inovação tecnológica aplicada à agricultura, que permitirá a racionalização de custos e a redução do desperdício. O Dossier da AGROTEC nº 11 é dedicado a esta bem-amada atividade. Rolhas com ship para medir a qualidade do vinho, A viticultura portuguesa face às alterações climáticas, Poda mecânica e o Efeito na casta "Syrah", a Doença da Flavescência Dourada e Preservação de Castas Autóctones no Noroeste Português (variedades brancas), são alguns dos artigos que poderá encontrar.

O setor da Resinagem em Portugal, depois das fulgentes décadas de 60, 70 e 80, e posterior declínio, parece voltar agora a despertar interesse para os profissionais do setor. Esta atividade, para além de ser uma atividade económica, pode paralelamente atuar como fator chave na prevenção de incêndios.
A Drenagem em cultivos sem solos, Distribuição Eficiente de Adubo, Melhorar a Eficiência do Trator com a Escolha dos Pneus Apropriados, Produção de Crisântemos, Melhoramento em fruticultura - bases, objetivos e principais métodos são mais alguns artigos que poderá encontrar.

Pequenos Frutos

O que precisa saber sobre a Physalis

A Physalis é a capa da edição 7 da Pequenos Frutos. Numa entrevista a Tiago Baptista, produtor deste fruto, ficará a saber mais sobre este fruto que tem suscitado a curiosidade dos produtores. Nesta edição da revista, poderá ver também a entrevista a Nuno Simões, Diretor de Operações da Região South EMEA da norte-americana Driscoll´s, à Biobaga e o seu modo de produção biológico do mirtilo, e à Quinta da Charneca, produtores da região algarvia de frutos exóticos.
A morte súbita do mirtilo, a página de mercados e a comercialização do baby kiwi são outros temas abordados nesta edição.