FacebookRSS feed

Agrotec

Revista AGROTEC nº 14

Estévia: Uma Revolução Natural

A AGROTEC n.o 14 tem como destaque o cultivo da Estévia (Stevia Rebaudiana), uma planta sul americana com elevado poder adoçante. O facto desta cultura ser 100% natural e segura, faz da mesma a maior ameaça potencial à indústria do açúcar: nos últimos tempos, várias empresas da indústria de refrigerantes têm substituído o açúcar e os edulcorantes pelo extrato de Estévia. A "Orientação para uma Gestão Ecossustentável da Rega no Castanheiro" e a Biotecnologia como ferramenta no apoio à tomada de decisão na Fruticultura são alguns dos outros assuntos abordados na secção "Hortofruticultura" da AGROTEC.
A histórica Universidade de Évora e o seu Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) são objeto de reportagem nesta edição. O impacto regional da Universidade na região e no país, o seu contributo para o setor agrário no Alentejo e as tendências no ensino das Ciências Agrárias são alguns dos assuntos abordados pela Reitora da UE, Ana Costa Freitas.
Nos "Cuidados Veterinários", a "Campilobacteriose e Saúde Pública: as boas práticas de Higiene no Matadouro e em nossa Casa" e "Dados Centrais para Avaliação do Bem-Estar Animal nas Explorações" são os temas em destaque. A Produção de Carne de Peru em Portugal, "Fatores de Variação da Composição de Leite" ou a análise ao mercado dos lactícinos são alguns dos conteúdos abordados na secção "Zootecnia".
O Parque de Máquinas Agrícolas em Portugal, a Manutenção Industrial aplicada aos Sistemas de Rega", "Produção Hortícola familiar em Moçambique" são alguns outros assuntos em foco nesta edição.

Pequenos Frutos 10

Balança Comercial Portuguesa da Fileira com Saldo Positivo pela 1ª vez

O ano 2014 vai ficar na história da Agricultura Portuguesa como o primeiro em que se registou um saldo positivo entre o valor das importações e das exportações de Pequenos Frutos. Veja as variações da Amora, Cereja, Framboesa, Groselha, Kiwi, Mirtilo, Morango e Uva de Mesa na próxima edição da rubrica "Mercados" da Pequenos Frutos, suplemento da revista AGROTEC.
Na secção "Pós-Colheita", o destaque vai para a "Tecnologia Pós Colheita da Uva de Mesa Crimson Seedless". A produção de uva de mesa é particularmente exigente em mão de obra em todos os processos de pré e pós-colheita e requer conhecimento especializado de metodologias de colheita, embalagem, refrigeração, marketing e de processos logísticos, que se tornam ainda mais exigentes quando o objetivo é o mercado de exportação.
Na secção "Produção", o foco vai para o cultivo do morango: "Otimização da aplicação de um bio-estimulante à base de Extratos de Algas na Cultura Sem Solo de Morango"; e para o mirtilo, com um "Ensaio de Cultivares de Mirtilo ao ar livre no Sudoeste Alentejano" e um artigo acerca da aplicação de Gesso Agrícola como aliado na cultura do mirtilo.
Na framboesa, o destaque vai para a entrevista a dois casos de sucesso na produção deste pequeno fruto, em duas diferentes regiões do país.
Destaque ainda para a região de Tarouca e para a realização do I Congresso da Baga de Sabugueiro, um pequeno fruto com uma importância económica e social cada vez maior, apresentando-se como uma alternativa às culturas tradicionais.

Agrobótica 3

Colheita Automática e Otimização da Rega são temas em destaque

"Sistemas de Automação e Controlo na Modernização da Irrigação" e "Tecnologias de Otimização do Regadio" são dois temas que merecem destaque na secção "Rega" da próxima Agrobótica.
Na "Colheita", toda a atenção se concentra no artigo sobre o projeto de uma Máquina Autónoma de Classificação de Fruta e Colheita Automática, projeto recentemente premiado no Prémio Inovação Crédito Agrícola.
Na Proteção de Culturas, é apresentado um Mapa de Risco para Doenças e Pragas, considerando a temperatura da superfície terrestre, obtida a partir de satélites metereológicos de segunda geração. Na "Monitorização", ficará a conhecer o AgroMapper, um projeto de investigação visa desenvolver uma ferramenta software de processamento e visualização de imagens aéreas para aplicações Agrícolas, Florestais e de Cartografia.
Para além de o Projeto de Ensino AgIM - Agricultura de Precisão para Moçambique e Cabo Verde, destaque também para a entrevista a Claudio Margarido, Parts Sales & Precision Farming Manager da New Holland, do grupo CNH Industrial.

Grandes Culturas 4

Entrevista a Patrícia Cotrim, Gestora do PDR2020

O suplemento semestral da AGROTEC, Grandes Culturas, desta vez dedicado às culturas de primavera-verão, abre com uma entrevista a Patrícia Cotrim, Gestora do PDR2020, que abordou o que muda do antigo PRODER para o novo PDR2020, indicando as expectativas e objetivos do novo Plano de Desenvolvimento Rural.
Na secção "Investigação & Desenvolvimento", A digestibilidade da silagem de milho como fator de valorização energética da forragem, o Projeto Rotalq e o Centro Operativo e Tecnológico do Arroz compõem esta secção.
Nos "Mercados", o desaque vai para "As Culturas Oleaginosas em Portugal: Girassol e Colza". O Projeto MaisMilho, a Eficiência no Uso da Água e o rescaldo do X Congresso do Milho compõem a edição da Grandes Culturas n.o 4.