FacebookRSS feed

Agrotec

Restos do café são uma fonte rica em antioxidantes

Uma investigação realizada por uma equipa liderada por uma especialista em Nutrição e Bromatologia, disciplina cientifica que estuda integralmente os alimentos, da Universidade de Navarra, revela que a borra do café contém na sua preparação uma fonte rica em antioxidantes.

O estudo mostra que estes resíduos «não servem apenas como alimento para as plantas, repelente de insectos ou outros usos caseiros, mas também podem ser um recurso valioso para a produção de suplementos dietéticos».

Segundo a principal autora do trabalho, «por ano geram-se cerca de 20 milhões de restos de café devido ao grande consumo desta bebida», dos quais a maior parte termina no lixo, «embora algumas quantidades encontram utilização comercial como fertilizante agrícola». No entanto, este estudo evidencia que os restos do café nas cafeteiras e nos filtros das mesmas «contêm a mesma quantidade de antioxidantes que os próprios grãos de café».

A equipa questionou-se acerca da quantidade de antioxidantes existente nos desperdícios segundo os diferentes métodos de preparação e descobriu que as cafeteiras de filtro e expresso, por exemplo, deixam mais restos que as do tipo moka, como as tradicionais italianas.

As cafeteiras de filtro e as de expresso são as mais comuns, o que levou os investigadores a concluírem que a maioria dos restos de café é provavelmente uma boa fonte de antioxidantes e outras substâncias úteis. Para além disso, a sua reutilização pode contribuir para a redução dos resíduos orgânicos e para melhorar o meio ambiente.

Via Agroportal.