FacebookRSS feed

Agrotec

Reino Unido: 4 em cada 5 fornecedores tem problemas com a Distribuição

retalhoCerca de 80% dos fornecedores mencionaram ter problemas com a Distribuição no Reino Unido, segundo os dados apontados pela Defesa Britânica da Cadeia Alimentar, Christine Tacon, na primeira conferência anual para avaliar o Código de boas práticas na distribuição alimentar. Cerca de 58% dos fornecedores assinalou que não denuncia a Distribuição por medo das represálias e muitos demonstraram a sua preocupação por saber como se vai manter o seu anonimato depois da denúncia. Perto de 40% considera que não vale a pena denunciar já que a Defesa da Cadeia Alimentar não vai poder fazer nada.

As principais queixas apresentadas eram deduções incorretas nas faturas, encargos incorretos nas contas dos fornecedores, assim como alterações unilaterais nos contratos.

As cadeias de distribuição Aldi e Tesco são as que têm mais contratos escritos com os seus fornecedores e só chegam a tê-los com 44% destes.

Com a aplicação no Reino Unido do Código de boas práticas na Distribuição, que é um código de aplicação voluntária, apenas 20% dos fornecedores inquiridos conisderam que a situação melhorou, 63% considera que não existiu nenhuma alteração prática e 17% acredita que a situação piorou ainda mais.

Ler aqui.