FacebookRSS feed

Agrotec

Região da Guarda tem «excelentes» condições para produção de mirtilo e groselha

mirtiloA zona da Guarda tem «condições excelentes» para a produção de frutos vermelhos, nomeadamente de mirtilo e de groselha, disse à agência Lusa um elemento de uma nova organização nacional de produtores de pequenos frutos.

«Estas culturas precisam de muito frio e a região da Guarda tem condições excelentes, sobretudo para o mirtilo e para a groselha», reconheceu Fernanda Machado, presidente do conselho de administração da Bfruit – Organização de Produtores de Pequenos Frutos, à margem de uma sessão de apresentação daquela entidade, realizada na sede da Associação de Agricultores para a Produção Integrada de Frutos da Montanha.

A responsável admitiu que a aposta na produção daqueles frutos vermelhos «pode ter muito sucesso» na região da Guarda devido às condições climatéricas, mas alertou para a necessidade de os produtores se organizarem e de perceberem «como se produz e o que é que o mercado quer».

«Não será difícil os produtores associarem-se», referiu, indicando que a entidade que lidera dará assistência técnica para «garantir a qualidade e a valorização» dos frutos e também assegurará a sua comercialização.

Segundo Fernanda Machado, a organização que lidera tem objectivos bem definidos garantindo a comercialização dos frutos «de todos os accionistas que são produtores». Os produtores actuais «vão comercializando com algumas entidades que já existem, mas sem regras claras», alertou a dirigente, observando que futuramente é necessário obedecer a determinadas regras para que os frutos produzidos no território nacional possam entrar «no mercado europeu».

A nova organização de produtores, que pretende ajudar e apoiar os criadores de pequenos frutos a comercializarem o seu produto com mais vantagens, também aponta que no próximo quadro comunitário «podem beneficiar de apoios» os agricultores que «estiverem integrados numa organização de produtores».

O presidente da Associação de Agricultores para a Produção Integrada de Frutos da Montanha, José Assunção, referiu à Lusa que na região da Guarda «há vários projectos aprovados» no sector da produção de frutos vermelhos, como mirtilo, framboesa, groselha e amora, daí a necessidade de os agricultores serem esclarecidos «sobre as fraquezas e as forças» para «saberem onde querem ir».

Fonte: Lusa (via Confagri)