FacebookRSS feed

Agrotec

Regantes do Norte de Portugal criaram federação para ganhar dimensão e voz

Os representantes de nove associações de regantes decidiram juntar-se para ganhar dimensão e voz na nova Federação De Regadios Públicos do Norte (FRPN) apresentada ontem, em Trás-os-Montes.

A cerimónia decorreu no Vale da Vilariça, no Distrito de Bragança, um dos vales mais férteis do país que, desde há décadas, tem no regadio o principal constrangimento.

A Associação de Beneficiários do Vale da Vilariça é um dos membros da nova federação, junto com as associações da Veiga e Rego do Milho de Chaves, a Temilobos de Armamar, Macedo de Cavaleiros, Burgães de Vale de Cambra, Alfândega da Fé e da Camba, no mesmo concelho, e A. H. Sabariz/Cabanelas de Viana do Castelo.

O anfitrião da apresentação pública, Fernando Brás, explicou à Lusa que a federação “visa complementar aquilo que cada uma das organizações individualmente não pode fazer, prestar serviços aos beneficiários e ganhar escala”.

A formação e a modernização da gestão dos sistemas de regas são alguma das apostas dos novos parceiros que esperam também conseguir “ganhar voz” e ultrapassar “as dificuldades em se fazerem ouvir”, nomeadamente junto do Ministério da Agricultura para resolver problemas locais.

Para ler aqui.