FacebookRSS feed

Agrotec

Rega em destaque na Agrotec 27

A Agrotec 27 já está disponível. Faça a sua assinatura aqui

Texto: Ana Clara

agrotec 27

A importância do regadio em Portugal, os desafios e problemas que se colocam ao setor, as medidas de apoio ao regadio, o regadio na região de Alqueva, o futuro do regadio numa logica integrada de gestao de recursos hídricos entre outros temas são alguns dos artigos que pode ler no dossier Rega, tema de capa da edição 27 da Agrotec.

Neste dossier damos destaque ao VII Congresso Nacional de Rega e Drenagem que irá ter lugar entre 27 e 29 de junho, em Monte Real, Leiria, promovido pelo Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR).

Gonçalo Morais Tristão, presidente do COTR, antecipa à AGROTEC o evento e fala do «panorama do setor da agricultura de regadio em Portugal. A revista Agrotec é media partner da iniciativa.

Os resultados preliminares do projeto LIBBIO foram apresentados a 19 de abril, num workshop em Lisboa na Tapada da Ajuda, intitulado “Lupinus mutabilis a new alternative” tendo como anfitriões a Lusosem e o Instituto Superior de Agronomia (ISA), parceiros neste projeto. Saiba o que por lá se passou nesta edição.

Joaquim Pedro Torres, agricultor e Diretor-Geral da Valinveste e da AGROGLOBAL, fala, numa entrevista exclusiva à AGROTEC, da edição deste ano do certame que decorre entre 5 e 7 de setembro, em Valada do Ribatejo. «Teremos mais culturas instaladas, e muitas novidades com que as empresas expositoras nos vão surpreender», garante o responsável.

Contamos-lhe ainda o que se passou no Congresso de Zootecnia, que decorreu em abril, na UTAD, serviu de evocação aos 30 anos da Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) e celebrou igualmente os 40 anos de ensino de Engenharia Zootécnica em Portugal.

Decorreu no passado dia 15 de maio, na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas em Elvas, no “Dia do Agricultor”, a apresentação pública da “Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais” (ENPPC). Saiba quais as medidas para o setor que foram propostas no evento.

No Especial Agrobótica fique a conhecer as mais recentes soluções e projetos da área da Agricultura de Precisão em Portugal.

Conte ainda nesta edição com muitos artigos técnico-científicos, entre os quais, destacamos:

- Caracterização das explorações de ovinos de raça churra da Terra Quente;

- Tecnologia na produção animal: inimiga ou aliada?;

- Revisão sobre a forragem verde hidropónica como alimento para suínos;

- Reflexão sobre as alterações climáticas e a espécie Apis Mellifera;

- A adubação do olival na qualidade da azeitona;

- Etapas de prospeção do desenvolvimento da macieira;

- Míldio da batateira.

Juntamente com a AGROTEC 27, conte ainda com o Suplemento Pequenos Frutos 23, dedicado à cultura do sabugueiro.

Para renovar ou adquirir a assinatura anual da AGROTEC ou a edição número 27 isoladamente, clique aqui.

Veja as edições anteriores

AGRADECIMENTO

Gonçalo Rodrigues, Coordenador Executivo do Centro Operativo e de Tecnologia e Regadio – COTR, é o Editor Convidado do Dossier Rega desta edição. A AGROTEC agradece a Gonçalo Rodrigues ter aceite o desafio, sendo que, estamos certos, contribuiu, e muito, para o enriquecimento da nossa revista bem como na informação que prestamos aos nossos leitores. A Rega é, sem margem para dúvidas, uma temática importante para o setor agrícola nacional.

agrotec