FacebookRSS feed

Agrotec

Projeto português Eye2Map Agriculture premiado em Berlim

eye2map-agricultureAtravés da aplicação, os agricultores podem aceder a informação útil sobre o estado das suas explorações.

Um projeto da autoria de uma equipa de estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) venceu o Prémio Regional de Portugal da European Satellite Navigation Competition (ESNC), um dos maiores concursos internacionais de ideias de negócio na área da navegação por satélite.

O Eye2Map Agriculture é um serviço que consiste na recolha de fotografias aéreas em áreas de cultivo. O objetivo passa por  permitir aos agricultores o acesso de informação útil sobre as suas explorações, permitindo aumentar a eficiência e lucros.

“A fotografia aérea tradicional é muito cara, assim a nossa proposta permite que os agricultores, mesmo os mais pequenos,  tenham uma alternativa mais económica , podendo chegar a uma maior variedade de negócios”, aponta Óscar Moutinho.

O cariz social é de resto uma das grande apostas de um projeto que, segundo os autores, aposta “na abertura destes serviços a um público maior, onde os pequenos agricultores com os nossos recursos conseguem competir com empresas maiores. É uma oportunidade para terem tecnologia de ponta e informação altamente especializada, mas com custos reduzidos”.

Através do Eye2Map Agriculture, os agricultores têm então acesso a informação sobre o relevo do terreno, medidas da exposição solar e medidas estatísticas fundamentais sobre a saúde e crescimento da vegetação nas suas operações agrícolas. Deste modo, o cliente consegue saber quão saudável a cultura está, como está a desenvolver, a altura ideal para começar as colheitas, a direção das águas de irrigação, entre outras valências.

A aplicação providencia ainda informação georreferenciada e que consegue ser mapeada e entregue ao cliente, sobre áreas que necessitem de recursos e mobilização.

Ler aqui.