FacebookRSS feed

Agrotec

Projecto de inovação da SAPEC Agro ganha apoio do QREN

O Presidente do AICEP – Portugal Global, Pedro Reis, e a Administração da SAPEC Agro assinaram na terça-feira em Setúbal, nas instalações da SAPEC, o contrato de concessão de fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para um projecto de inovação, cujo investimento global é de 2.891.034,98 €. Seguiu-se uma visita às unidades fabris, laboratoriais e de desenvolvimento e inovação.

Este projecto incide sobre cinco novos produtos fitofarmacêuticos dirigidos essencialmente para a exportação (sobretudo Espanha, França e Itália), que se afiguram marcadamente inovadores tanto a nível nacional como a nível internacional.

Com submissão em Abril de 2012 e aprovação em Outubro do mesmo ano, o projecto que foi ontem assinado prevê o empréstimo, através do QREN, de 500 mil euros, dos quais 328.594,24 € são um prémio, se se der o cumprimento total dos objectivos propostos.

Este projecto obteve uma classificação de mérito de 4,25/5, na ponderação de quatro variáveis: qualidade do projecto, impacto na competitividade da empresa, contributo para a competitividade nacional, e contributo para a competitividade regional e para a coesão económica territorial.

A SAPEC Agro foi recentemente indicada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como uma das cinco empresas no País com mais pedidos de protecção de patente.

Investindo cerca de 2% do volume de negócios em inovação, a SAPEC Agro tenciona fazer um investimento total em inovação superior a 5,7 milhões de euros até 2014.

Com um rácio de exportações de cerca 65%, a SAPEC Agro prevê reforçar a sua presença em mercados externos como Espanha, França e Itália, e entrar em novos mercados, como o Brasil, já em 2014.

A SAPEC Agro submeteu ao Quadro de Referência Estratégico Nacional mais dois projectos, que estão em fase de análise, no montante global de quase três milhões de euros.

Fonte:  SAPEC (via Agroportal)