FacebookRSS feed

Agrotec

Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo promove o evento Sustainability4OliveOil

O projeto liderado pela OLIVUM em parceria com a Universidade de Évora, convidou um painel de key note speakers internacionais para marcarem presença no evento Sustainability4OliveOil, que se realiza já no próximo dia 16 de maio, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA) nasceu num contexto de crescimento singular e exponencial do setor olivícola da região, num ano em que atinge uma produção recorde, e coloca Portugal na lista de maiores produtores do mundo.

O PSAA, que arrancou há pouco mais de um ano, visa consolidar e otimizar o desempenho de um setor em crescimento reforçando o seu papel no ambiente, na economia, na sociedade e na cultura da região do Alentejo e de Portugal.

Este processo tem sido desenvolvido na ótica de co-criação, envolvendo a transferência de conhecimento da academia e da sua partilha e validação com os agentes económicos e dirigentes associativos.

O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo pretende agora levar mais longe o processo de transferência e de partilha de conhecimento que o caracteriza. Para isso, convidou um painel de key note speakers internacionais, especialistas em olivicultura e azeite, que com a sua expertise e perspetivas diferentes e complementares, reforçarão a capacidade do projeto em atingir o objetivo com o qual se comprometeu.

O projeto promove assim o Sustainability4OliveOil, um evento organizado pela Universidade de Évora. Uma sessão aberta, de transferência de conhecimento, partilha e debate, que terá lugar das 09h às 13h, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT).

Ao longo da primeira sessão, entre as 09:30 e as 11:00, orientada por Maria Raquel Lucas, professora e coordenadora da equipa da Universidade de Évora, três key note speakers farão as suas intervenções. Adele Finco, professora na University Politecnica Marche (Itália), abrirá a sessão com uma apresentação sobre a sustentabilidade e competitividade da cadeia de valor do azeite virgem extra. De seguida Davide Neri, também professor na University Politecnica Marche (Itália), falará sobre a arquitetura da oliveira e a poda em olivais modernos. A primeira sessão será encerrada por Francesco Montanari, especialista em direito agroalimentar e Diretor dos Assuntos Jurídicos e Regulamentares da Arcadia International.

A segunda sessão será de debate, numa mesa-redonda moderada pelo jornalista da RTP, Alexandre Brito, com os contributos de Adele Finco (University Politecnica Marche), Davide Neri (University Politecnica Marche), Giuseppe Colantoni (Agrónomo na UNIVPM e Consultor) e Luis Vaz Freire (Certis).

O evento é gratuito, mas a inscrição é obrigatória. Inscreva-se aqui.

Consulte o programa na íntegra aqui.