FacebookRSS feed

Agrotec

Produtores de madeira recebem até 3,5 ME contra doença do pinheiro

Os produtores de madeira vão receber até cerca de 3,5 milhões de euros de ajuda na luta contra o Nemátodo da Madeira do Pinheiro, de acordo com um despacho assinado pelos ministérios das Finanças e da Agricultura.

Publicado na segunda-feira em Diário da República, o despacho atribui aos produtores montantes mínimos de 2,2 milhões de euros e máximos de 3,4 milhões de euros.

Estes fundos são comunitários e visam comparticipar as empresas portuguesas pela obrigatoriedade do tratamento de toda a madeira fabricada em Portugal para exportação.

Em comunicado, a Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP) congratulou-se com a publicação do despacho, afirmando que «após muitas e longas reuniões com o Ministério de Agricultura e Mar, foi finalmente desbloqueado o Fundo de Solidariedade para as empresas».

A AIMMP adiantou ainda que está a negociar com o Governo a «renovação do programa por mais dois anos, com um valor de comparticipação comunitária superior e um valor líquido a pagar às empresas muito superior ao deste ano».

Fonte: Lusa (via Confagri)