Produtores de Cogumelos Shiitake unem-se a Norte com foco na Exportação

cogumelos-shiitakeNaturEmpathy Lda., assim se chama a empresa criada por um grupo de jovens agricultores com o intuito de comercializar os seus produtos, sem intermediários. Sediada em Amarante e formada no início de 2015, assume-se como uma organização de produtores e tem como foco principal a exportação.

A afirmar os seus objectivos está a presença, já no corrente ano, na 20ª edição do SISAB – Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas, uma feira dedicada exclusivamente à exportação de produtos nacionais, que decorre de 2 a 4 de março, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

São 16 jovens agricultores, na sua maioria produtores de cogumelos Shiitake em troncos de madeira, e vêem na união de forças e capacidades produtivas a receita certa para partir à conquista do mercado internacional.

Na génese da criação desta empresa está uma estratégia conjunta que pretende dar força e poder de negociação ao produtor, visando a sustentabilidade de projectos implementados no âmbito do programa de Instalação de Jovens Agricultores do PRODER.

Ao agregar um conjunto de produtores e explorações, reúne-se o know-how das partes e consolidam-se conhecimentos com o foco na obtenção de produtos de alta qualidade e na oferta de soluções eficazes. Assente nesta política de coesão e partilha, há uma aposta clara na uniformização dos métodos de produção como forma de garantia contínua de qualidade e quantidade, pilares da sustentabilidade da empresa.

É com a diferenciação de produto, nomeadamente do cogumelo Shiitake biológico, que a NaturEmpathy pretende competir no mercado global, elegendo um nicho de mercado, voltado para o segmento gourmet.

Este cogumelo diferencia-se por ser produzidos de forma natural (em troncos de madeira) e por isso adquirir mais textura e um sabor mais intenso e suculento.

A exportação é o objetivo principal desta empresa, visto o mercado nacional não ter capacidade de absorção das quantidades de produção estimadas (60 a 70 toneladas/ano).

Mas o mercado nacional não é descurado. É encarado como uma área com muito potencial, que precisa de ser trabalhada para a médio prazo dar frutos. Aqui, mais do que ações de distribuição comercial, estão reservadas iniciativas que visam incentivar a inclusão de Shiitake na alimentação dos portugueses, bem como “educar” e sensibilizar o consumidor para as propriedades gastronómicas e medicinais deste tipo de produto.

Para além do atual fornecimento de cogumelos frescos produzidos em tronco (Shiitake e Agrocybe Aegerita), a NaturEmpathy está a trabalhar na integração de novas técnicas, como a desidratação e o processamento de matérias-primas para a criação de produtos exclusivos.