FacebookRSS feed

Agrotec

Produção mundial de azeite pode recuar 19%

duplicacao da producao de azeite 1A produção mundial de azeite na campanha de 2014/2015 prevê-se, numas estimativas preliminares, que supere as 2.560 milhões de toneladas, o que supõe uma redução de cerca de -19% frente à campanha anterior e um aumento de mais de 6% em comparação ao período de 2012/2013, de acordo com os valores do Conselho Oleícola Internacional.

Para Portugal prevê-se uma ligeira redução de -1,5% e para Espanha de -50%, enquanto a Grécia espera um aumento de 122 por cento. Dentro dos outros países do Conselho Oleícola Internacional (COI), a Tunísia estima um aumento significativo da produção em relação à campanha anterior, superando as 260 mil toneladas e a Turquia aguarda colheitas semelhantes à anterior com um total de 190 mil toneladas.

Os restantes membros esperam aumentar a sua produção, à excepção do Líbano, onde desce ligeiramente; tal como a Síria que verá a sua produção reduzida em cerca de 70% devido à falta de chuva durante a fertilização e na Argentina também espera-se uma queda da produção na colheita 2014/2015 como consequência das grandes geadas acompanhadas de ventos fortes que afectaram as árvores na altura da floração. Estima-se para esta campanha de 2014/2015 que a procura seja superior à oferta e também uma redução de stocks.

No que diz respeito à produção mundial de azeitonas de mesa para a campanha 2014/2015 prevê-se uma diminuição de -2% em comparação à campanha passada, superando os 2.551.500 toneladas.

No conjunto dos países europeus, Portugal e Espanha, tal como para o azeite, diminuíram a produção, enquanto a Grécia e Itália esperam um aumento. Outros países membros do COI contam com boas produções, como é o caso da Albânia, Argélia, Egipto, Irão, Israel, Jordânia, Líbano e a Turquia.  Marrocos mantém-se com produções semelhantes à da campana anterior e na Síria e Argentina os rendimentos vão reduzir significativamente.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)