FacebookRSS feed

Agrotec

Produção mundial de azeite para 2013/2014

AZEITEA produção mundial de azeite na campanha de 2012/2013 pode atingir os 2,5 milhões de toneladas, o que supõe uma descida de 26 por cento em relação à campanha anterior, segundo as últimas estimativas do Conselho Oleícola Internacional (COI).

Nos países produtores da União Europeia (UE) esta tendência manteve-se, no caso de Portugal, com uma redução de -23 por cento e Espanha, com -62 por cento. Pelo contrário, na Grécia e Itália a produção aumentou 22 e nove por cento, respectivamente, à semelhança da Tunísia e da Turquia.

O consumo mundial estimado seria seis por cento mais baixo, em especial devido ao declínio na União Europeia, e as exportações comunitárias também inferiores frente ao ano passado.

Em relação à campanha de 2013/2014, a produção estimada ronda os três milhões de toneladas, o que seria um aumento de 20 por cento em comparação à campanha precedente. No entanto, esta trata-se de uma primeira aproximação que se poderá definir melhor após os dados apresentados pelo COI, em Novembro.

A produção espanhola poderá vir a registar os maiores aumentos, tendo em conta os maus resultados previstos em 2012/2013. Também se esperam melhores resultados em Portugal e estabilidade na produção do resto dos países da UE, à excepção da Grécia, cuja produção diminuiu em consequência das temperaturas elevadas no Verão. Também prevê-se um crescimento da produção em Marrocos e uma quebra na Tunísia e Turquia.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)