FacebookRSS feed

Agrotec

Produção mundial de açúcar alcança pela primeira vez 180 milhões de toneladas

A produção mundial de açúcar na campanha de 2012/2013 superou, pela primeira vez, as 180 milhões de toneladas, com uma redução do consumo de seis milhões, de acordo com os dados avançados pela FranceAgrimer.

Nos últimos 15 anos, a produção mundial cresceu a um ritmo de 2,3 por cento ao ano. Na maioria dos países a colheita de cana-de-açúcar ou beterraba tem vindo a registadar bons resultados e ainda superior em relação ao ano anterior, como o caso do Brasil, México e na China, mas um pouco mais baixa na Tailândia, Índia e na Rússia.

No Brasil, a produção atinge um total de 41 milhões de toneladas, menos de 27 milhões na Índia e perto dos 10 milhões na Tailândia, enquanto a produção mexicana, superior a seis milhões, é excepcional e a redução na Rússia e Ucrânia foi maior do que o previsto, com um total de 7,2 milhões de toneladas.

Esta abundância de açúcar a nível mundial provoca uma diminuição dos preços. Contudo, o Brasil adoptou duas medidas para manter o preço do etanol, tais como uma maior taxa de incorporação de etanol na gasolina, que passou de 20 para 25 por cento a partir de 01 de Maio e a liberalização dos preços da gasolina, as quais deveriam travar e limitar a queda dos preços mundiais do açúcar.

Nos Estados Unidos, com o objectivo de manter os valores no mercado interno, está aberta uma intervenção pública que consiste na compra de 400 mil toneladas de açúcar destinadas à fabricação de álcool.

Nos mercados internos dos países grandes produtores, como a China, Índia e a Rússia, os preços do açúcar branco à saída da fábrica foram considerados muito baixos pelos Governos, levando alguns a introduzirem medidas especiais, como a administração chinesa, que avançou com uma política de compras públicas para sustentar os preços.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)