FacebookRSS feed

Agrotec

Produção de banana na Madeira desce 6.5% em 2013

bananaA produção de banana na Madeira sofreu uma queda de 6,5 por cento em 2013, quando comparada com o mesmo período anterior, revelam os dados da Direcção Regional de Estatística (DRE).

De acordo com os dados disponibilizados pela DRE, a produção em 2013 foi de 15.403,6 toneladas, traduzindo-se numa redução global de 1.073,8 toneladas face a 2012. Do total comercializado em 2013, 82,1 por cento teve como destino a expedição, diz a DRE.

A banana de qualidade extra representa a maior fatia de produção, com mais de nove toneladas produzidas, sendo a restante banana dividida entre a de primeira categoria, com 3,1 toneladas, e a de segunda, com 3,2 toneladas.

A banana expedida para fora da região representa um mercado que ronda os 11 milhões de euros. A cultura da bananeira já se realiza na Madeira desde o século XVI, pois dela existe uma referência escrita em 1552. Terá chegado à região vinda das Canárias ou Cabo Verde.

Desde o seu aparecimento, a bananeira é uma das culturas de maior importância sócio-económica na Madeira. A cultura da bananeira encontra-se enraizada no modo de vida de muitos agricultores, sendo fonte de rendimento de muitas famílias, de acordo com informação da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

Fonte: Lusa (via Confragi)